De 13 a 21 de abril, será realizado o Aberto Banc Sabadell de Barcelona - Troféu Conde de Godó, que celebra sua 71ª edição e faz parte da série ATP Tour 500 de 2024. Este torneio se consolida como um emblema para a cidade de Barcelona, que recebe e testemunha uma vez por ano os melhores tenistas do mundo. O torneio será realizado, como de costume, nas instalações do Real Club de Tenis Barcelona, o clube mais antigo da Espanha, que este ano comemora seu 125º aniversário.
O torneio ATP 500 de saibro se consolida como um dos pontos de referência do tênis espanhol e este ano o prêmio em dinheiro é de 2.782.960 euros. Esta edição contará com a participação de três tenistas do top-10: Alcaraz, vencedor das duas últimas edições do torneio, Andrey Rublev e Casper Ruud. Nadal também estará presente, sendo campeão do torneio em 12 ocasiões.
História do Torneio
O Troféu Conde de Godó, também conhecido como Godó ou Aberto Banc Sabadell de Barcelona por razões de patrocínio, é uma competição de tênis disputada anualmente nas instalações do Real Club de Tenis Barcelona na cidade de Barcelona, Espanha. É jogado em saibro nas categorias individual masculino e duplas masculinas, e faz parte do ATP Tour 500. É o torneio de tênis mais antigo da Espanha.
Sua primeira edição foi realizada em 1953. A história do troféu, doado pelo Conde de Godó, está ligada à do Real Club de Tenis Barcelona-1899, o clube decano do tênis espanhol, que é proprietário e anfitrião do torneio.
Em 1952, por ocasião da inauguração da nova sede do Real Club de Tenis Barcelona-1899 em Pedralbes, a Junta Diretiva, presidida por Carlos Godó Valls, Conde de Godó, decidiu estabelecer um torneio que refletisse a histórica vocação internacional do clube, o decano do tênis.
Em junho de 1953, o sonho do Conde de Godó se tornou realidade com a realização do primeiro Troféu Conde de Godó. Este torneio nasceu com a ambição de preservar a rica tradição do tênis de Barcelona, herdando o legado de eventos como os Campeonatos Internacionais de Barcelona (1903), as competições interclubes com entidades de destaque no tênis mundial e os Concursos Internacionais de Primavera e Outono. Para imortalizar a conquista de cada campeão, foi criado um emblemático troféu doado pelo próprio Conde.
Criado em 1953 pelos joalheiros Soler Cabot, o Troféu Conde de Godó é uma obra de arte por si só. Feito em prata de lei com peso de 13 quilos e uma base de carvalho americano, o troféu representa a paixão pelo tênis em cada detalhe.
Um tenista em miniatura coroa a tampa superior, enquanto um cinzelado decorativo adorna a taça, criando uma peça única e elegante. Com um preço estimado de 36 mil euros, este troféu é um símbolo de prestígio e reconhecimento no mundo do tênis.
Mais de sete décadas após seu nascimento, o Troféu Conde de Godó se tornou um emblema para a cidade de Barcelona. Não só ostenta o título do evento esportivo anual mais importante de Barcelona, como também se consolidou como um de seus eventos sociais mais proeminentes.
Campeões de Grand Slam, as grandes figuras do tênis espanhol e uma série de números um do mundo escreveram com suas raquetes a história do Troféu Conde de Godó, tornando-o um dos mais prestigiados do circuito ATP.
Calendário do Aberto Banc Sabadell de Barcelona 2024
Os Jogos Olímpicos de Paris obrigaram a ATP a ajustar o calendário de partidas. Sendo ano bissexto, o torneio antecipa sua fase preliminar para o fim de semana de 13 e 14 de abril, e a competição do quadro principal começará na segunda-feira, 15 de abril. O torneio terá uma duração de nove dias e será dividido nas seguintes fases:
13/04 – Primeira Rodada Fase Preliminar e Sorteio do Quadro Principal
14/04 – Segunda Rodada Fase Preliminar
15/04 – Primeira Rodada (individual + duplas)
16/04 – Primeira e Segunda Rodada (individual + duplas)
17/04 – Segunda e Terceira Rodada (individual + duplas)
18/04 – Terceira Rodada (individual + duplas)
19/04 – Quartas de Final (individual + duplas)
20/04 – Semifinais (individual + duplas)
21/04 – Final (individual + duplas)
Participantes ATP Conde de Godó 2024
O Aberto Banc Sabadell de Barcelona 2024 reunirá uma constelação de estrelas do tênis mundial. O público poderá desfrutar ao vivo de jogadores como Rafael Nadal, doze vezes campeão do torneio, Carlos Alcaraz, campeão vigente, Casper Ruud, Stefanos Tsitsipas, Andrey Rublev, Álex de Miñaur e Kei Nishikori, entre outros.
A lista de inscritos confirma a presença de oito jogadores do Top-20 do ranking ATP, garantindo um espetáculo de alto nível.
A representação sul-americana será liderada pelo chileno Nicolás Jarry, pelos argentinos Sebastián Báez, Tomás Etcheverry e Facundo Díaz Acosta.
Aos 36 jogadores que já têm seu lugar garantido, se juntarão quatro ou cinco convidados, seis jogadores da fase preliminar e um possível "special exempt". Espera-se uma grande afluência de público para desfrutar de um dos eventos mais importantes do calendário de tênis.
A lista dos tenistas que competirão pelo Troféu Conde de Godó:
- Carlos Alcaraz
- Andrey Rublev
- Casper Ruud
- Rafael Nadal (PR)
- Alex de Miñaur
- Stefanos Tsitsipas
- Ugo Humbert
- Karen Khachanov
- Sebastián Báez
- Nicolás Jarry
- Lorenzo Musetti
- Jiri Lehecka
- Alejandro Davidovich
- Tomás Etcheverry
- Cameron Norrie
- Borna Coric
- Jordan Thompson
- Arthur Fils
- Matteo Arnaldi
- Roman Safiullin
- Sebastian Ofner
- Daniel Evans
- Alexei Popyrin
- Emil Ruusuvuori
- Zhizhen Zhang
- Dusan Lajovic
- Daniel Altmaier
- Facundo Díaz Acosta
- Fabian Marozsan
- Tomas Machac
- Flavio Cobolli
- Roberto Carballés
- Pavel Kotov
- Mackenzie McDonald
- Yoshihito Nishioka
- Jaume Munar
- Kei Nishikori (WC)
Participantes Destacados
Rafael Nadal, vencedor em 12 ocasiões do Barcelona Open Banc Sabadell, será uma das principais estrelas desta edição. O jogador, que competirá com a condição de ranking protegido, voltará ao clube onde cresceu como tenista (faz parte do RCTB-1899 desde que competia na categoria infantil) para continuar ampliando sua lenda em um torneio que venceu doze vezes (2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2011, 2012, 2013, 2016, 2017, 2018 e 2021). Barcelona é sua casa, tanto que a Quadra Central leva seu nome (Quadra Rafa Nadal) desde 2017.
Carlos Alcaraz, bicampeão do Barcelona Open Banc Sabadell nos dois últimos anos e defensor do título, é o jogador com maior futuro do circuito. Com 20 anos, ele já foi capaz de alcançar o número 1 do ranking ATP, sendo o mais jovem da história a conseguir isso. Em seu currículo acumula treze títulos, incluindo o US Open 2022 e Wimbledon 2023. Este ano ele chegará a Barcelona em plena forma depois de reter o título no Masters 1.000 de Indian Wells contra Daniil Medvedev, buscando sua terceira coroa no torneio.
Stefanos Tsitsipas, triplo finalista do torneio, voltará mais um ano a um de seus torneios favoritos com a ambição de finalmente conquistar o título. O grego, que sucumbiu nas finais de 2018, 2021 (contra Rafael Nadal) e 2023 (frente a Carlos Alcaraz), sente-se especialmente confortável no Godó, onde sempre é um dos grandes favoritos. Aos 25 anos, Tsitsipas
chegará às quadras do RCTB-1899 com o objetivo de retornar ao top 10 do ranking ATP. Atualmente ocupa a posição número 12, o que representa uma descida significativa para ele.
Andrey Rublev, número 6 do ranking ATP no momento, retorna ao Barcelona Open Banc Sabadell após dois anos de ausência. Sua participação é especial para o RCTB-1899, clube do qual faz parte há oito anos como jogador de elite. Rublev estreou no Godó em 2015, passando pela fase preliminar e derrotando Fernando Verdasco na primeira rodada. Em sua última participação, em 2021, ele alcançou as quartas de final, onde sucumbiu diante do atual campeão do Aberto da Austrália, Jannik Sinner. Rublev começou a temporada 2024 de forma notável, vencendo o torneio ATP 250 de Hong Kong e chegando às quartas de final do Aberto da Austrália.