A Copa América 2024 está às portas de seu início. O evento futebolístico de maior magnitude em nosso continente receberá, como nunca antes, as melhores seleções deste lado do Atlântico na disputa pela glória continental. Os Estados Unidos serão os anfitriões, em um dos seus ensaios gerais para 2026, onde serão uma das três sedes (e a maior) da próxima Copa do Mundo.
O torneio começará com um jogo inaugural entre os atuais campeões, Argentina, e a seleção do Canadá, no estádio Mercedes-Benz, em Atlanta. Este encontro não só dará início à competição, mas também estabelecerá o tom para o que será um mês cheio de futebol de alta qualidade.
As equipes participantes, dez da CONMEBOL e seis convidados da Concacaf, serão divididas em quatro grupos, oferecendo um total de 32 partidas. Um formato semelhante ao da Copa América Centenário de 2016, quando as duas confederações das Américas se uniram para um torneio mais integrador e competitivo. Os fãs poderão desfrutar de jogos em 14 estádios por todo o país norte-americano.
Com um grande arsenal de talentos, a seleção brasileira está entre os favoritos para levantar o troféu, bem como a Argentina que chega sendo não só a atual campeã do mundo, mas também da América, e tentará defender seu título. Além disso, esta pode ser a última Copa para Lionel Messi, o que também a torna especial. O Uruguai, que compartilha com a Argentina o recorde de mais títulos da Copa América, também é um dos favoritos para o título. Pela parte da Conmebol, a equipe dos Estados Unidos teve um grande crescimento nos últimos anos e o México, um gigante da região.
Formato
A competição apresentará um formato renovado e mais inclusivo. Pela primeira vez na história (exceto pela edição especial de 2016), o torneio contará com a participação de 16 seleções: Isso incluirá os 10 times da CONMEBOL e 6 seleções da CONCACAF (Canadá, Jamaica, Panamá, Estados Unidos, Costa Rica e México).
As 16 seleções serão divididas em 4 grupos de igual número de integrantes cada (4 por chave). As equipes da Argentina, México, Estados Unidos e Brasil serão consideradas cabeças de chave durante a fase de grupos. Cada equipe jogará contra as outras em seu grupo durante a fase inicial, que será disputada de 20 de junho a 2 de julho.
Além disso, as duas primeiras equipes de cada grupo avançarão para as quartas de final, que serão jogadas de 4 a 6 de julho. Eles se enfrentarão, cruzando, os líderes de cada grupo com os segundos colocados da chave adjacente. Assim:
- 1º do Grupo A vs. 2º do Grupo B;
- 2º do Grupo A vs. 2º do Grupo B;
- 1º do Grupo C vs. 2º do Grupo D;
- 2º do Grupo C vs. 1º do Grupo D.
Após dois dias de descanso, as semifinais serão disputadas em 9 e 10 de julho. Após mais dois dias de descanso, a disputa pelo terceiro lugar será em 13 de julho e a grande final do torneio em 14 de julho.
Equipes, Grupos e Calendários
Grupo A: É composto pelo grande favorito e líder do ranking mundial: Argentina. A albiceleste chega como a atual campeã defensora do torneio e, claro, o adversário a ser batido. Encontrará oposição de seleções como Peru, que não vive seu melhor momento futebolístico e está em último lugar nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, Chile (campeões em 2015 e 2016, precisamente contra a Argentina em ambos os casos) e Canadá, que, após sua classificação para a Copa do Mundo de 2022, consolidou-se como uma das potências do futebol da CONCACAF.
Datas e horários dos jogos do Grupo A:
Quinta-feira, 20 de junho:
- Argentina vs Canadá. 21h00 (horário do Brasil).
Sexta-feira, 21 de junho:
- Peru vs Chile. 21h00 (horário do Brasil).
Terça-feira, 25 de junho:
- Peru vs Canadá. 19h00 (horário do Brasil).
- Chile vs Argentina. 22h00 (horário do Brasil).
Sábado, 29 de junho:
- Argentina vs Peru. 21h00 (horário do Brasil).
- Canadá vs Chile. 21h00 (horário do Brasil).
Grupo B: México, gigante da CONCACAF, e o Equador, uma das seleções com melhor presente e elenco na CONMEBOL, são os favoritos para liderar. No entanto, a Venezuela, outro membro do grupo, teve grandes jogos nos últimos tempos e é a revelação no início das eliminatórias para a Copa do Mundo na América do Sul. Jamaica parte, em previsões, como a equipe mais fraca da chave.
Datas e horários dos jogos do Grupo B:
Sábado, 22 de junho:
- Equador vs Venezuela. 19h00 (horário do Brasil).
- México vs Jamaica. 22h00 (horário do Brasil).
Quarta-feira, 26 de junho:
- Equador vs Jamaica. 19h00 (horário do Brasil).
- Venezuela vs México. 22h00 (horário do Brasil).
Domingo, 30 de junho:
- México vs Equador. 21h00 (horário do Brasil).
- Jamaica vs Venezuela. 21h00 (horário do Brasil).
Grupo C: Aqui, os prognósticos indicam que o anfitrião Estados Unidos e o Uruguai devem partir como os favoritos a liderar a chave. No caso dos norte-americanos, eles têm superado o México nos últimos anos como a melhor equipe da CONCACAF, ganhando 4 títulos (entre a Nations League e a Copa Ouro) nos últimos 4 anos. Por outro lado, os celestes chegam com ares renovados através de seu novo técnico, o mítico Marcelo Bielsa. Contam com uma grande geração de jogadores jovens e estão em segundo lugar nas eliminatórias sul-americanas. Panamá e Bolívia partirão como os desafiantes desses colossos.
Datas e horários dos jogos do Grupo C:
Domingo, 23 de junho:
- Estados Unidos vs Bolívia. 19h00 (horário do Brasil).
- Uruguai vs Panamá. 22h00 (horário do Brasil).
Quinta-feira, 27 de junho:
- Panamá vs Estados Unidos. 19h00 (horário do Brasil).
- Uruguai vs Bolívia. 22h00 (horário do Brasil).
Segunda-feira, 1º de julho:
- Bolívia vs Panamá. 22h00 (horário do Brasil).
- Estados Unidos vs Uruguai. 22h00 (horário do Brasil).
Grupo D: O Brasil está no grupo com outro grande time da chave, a Colômbia, que conta com jogadores de alto nível e teve um ótimo começo nas eliminatórias. No entanto, a diferença não é tão ampla como se prevê em outros grupos, dado que o Paraguai tem se mostrado muito competitivo neste tipo de torneio e o Panamá, apesar de ser o de menor renome, é o atual vice-campeão do principal evento organizado pela CONCACAF: a Copa Ouro.
Datas e horários dos jogos do Grupo D:
Segunda-feira, 24 de junho:
- Colômbia vs Paraguai. 19h00 (horário do Brasil).
- Brasil vs Costa Rica. 22h00 (horário do Brasil).
Sexta-feira, 28 de junho:
- Colômbia vs Costa Rica. 19h00 (horário do Brasil).
- Brasil vs Paraguai. 22h00 (horário do Brasil).
Terça-feira, 2 de julho:
- Brasil vs Colômbia. 22h00 (horário do Brasil).
- Costa Rica vs Paraguai. 22h00 (horário do Brasil).
Sedes do Torneio
Agora apresentamos uma lista com todas as cidades e estádios que sediarão o torneio. Um aspecto de suma importância, pois muitos deles também serão sedes na Copa do Mundo de 2026 e, em sua maioria, foram construídos para sediar principalmente jogos da NFL. Portanto, destacam-se por serem alguns dos maiores e mais modernos do mundo. Além disso, já demonstraram em outras ocasiões sua adaptabilidade para eventos do que é conhecido como futebol por essas bandas.
Sem mais delongas, a lista:
- Hard Rock Stadium, Miami Gardens, Flórida. Sede da grande final.
- Mercedes-Benz Stadium, Atlanta, Geórgia. Onde será disputado o jogo inaugural.
- Allegiant Stadium, Las Vegas, Nevada
- AT&T Stadium, Arlington, Texas
- Bank of America Stadium, Charlotte, Carolina do Norte
- Children’s Mercy Park, Kansas City, Kansas
- Inter&Co Stadium, Orlando, Flórida
- GEHA Field at Arrowhead Stadium, Kansas City, Missouri
- Levi’s Stadium, Santa Clara, Califórnia
- MetLife Stadium, East Rutherford, Nova Jersey
- NRG Stadium, Houston, Texas
- Q2 Stadium, Austin, Texas
- State Farm Stadium, Glendale, Arizona
- SoFi Stadium, Inglewood, Califórnia