Eurocopa: Todos os Campe√Ķes
2 19:57, 10 junho 2024 Tipsta

Eurocopa: Todos os Campe√Ķes

Conhe√ßa neste artigo todos os campe√Ķes e como foi cada edi√ß√£o na hist√≥ria do torneio.

La Eurocopa, oficialmente conocida como el Campeonato Europeo de la UEFA, √© um dos torneios de futebol mais prestigiosos do mundo, para muitos o segundo torneio de sele√ß√Ķes de maior qualidade. Sua hist√≥ria remonta a 1960, quando se celebrou a primeira edi√ß√£o na Fran√ßa. A ideia de um campeonato europeu de equipes nacionais foi proposta por Henri Delaunay, secret√°rio-geral da Federa√ß√£o Francesa de Futebol, na d√©cada de 1920, mas n√£o foi at√© 1958 quando a UEFA deu luz verde ao projeto.

Por causa da Guerra Fria e dos conflitos pol√≠ticos da √©poca, a primeira edi√ß√£o n√£o contou com v√°rios dos melhores times da Europa Ocidental, como Alemanha Federal, Espanha, It√°lia e Inglaterra, que se ausentaram. A Uni√£o Sovi√©tica se coroou como o primeiro campe√£o da Europa ao vencer a Iugosl√°via na final celebrada em Paris. Desde ent√£o, o torneio cresceu significativamente, passando a contar com 24 sele√ß√Ķes na edi√ß√£o de 2016.

Como curiosidades, temos que os maiores vencedores hist√≥ricos s√£o Alemanha e Espanha, com tr√™s Eurocopas cada uma. O artilheiro hist√≥rico √© Cristiano Ronaldo, com 14 gols em seu haver, e apenas tr√™s pa√≠ses anfitri√Ķes ganharam o torneio: Espanha em 1964, It√°lia em 1968 e Fran√ßa em 1984. Al√©m disso, a partida com mais gols na hist√≥ria da Eurocopa foi a inaugural de 1960, onde a Iugosl√°via venceu a Fran√ßa por 5-4.

Quanto à presente edição de 2024, será celebrada na Alemanha do dia 14 de junho ao dia 14 de julho. Por outro lado, o formato do torneio seguirá sendo o mesmo da edição anterior, com 24 equipes divididas em seis grupos de quatro.

No entanto, desta vez propomos um artigo que se afasta um pouco da atualidade esportiva, fazendo uma retrospectiva hist√≥rica sobre cada edi√ß√£o da Euro. Dessa forma, revisitaremos quais s√£o as sele√ß√Ķes mais importantes do continente.

Aqui está o resumo detalhado de todas as Eurocopas disputadas até o momento.

Eurocopa 1960

Sede da fase final: Fran√ßa  

Campe√£o: Uni√£o Sovi√©tica  

A Eurocopa de 1960, oficialmente conhecida como a Copa de Na√ß√Ķes da Europa, marcou o in√≠cio deste torneio. Esta primeira edi√ß√£o do Campeonato Europeu da UEFA se celebrou na Fran√ßa do dia 6 ao dia 10 de julho de 1960 e contou com a participa√ß√£o de quatro sele√ß√Ķes semifinalistas: Uni√£o Sovi√©tica, Iugosl√°via, Checoslov√°quia e Fran√ßa.

A competi√ß√£o come√ßou com uma fase de classifica√ß√£o na qual participaram 17 sele√ß√Ķes. No entanto, algumas das equipes mais importantes da Europa, como It√°lia, Alemanha Federal e Inglaterra, n√£o participaram desta edi√ß√£o. A fase final foi disputada em duas sedes: o Parc des Princes em Paris e o Stade V√©lodrome em Marselha.

Na primeira semifinal, a União Soviética enfrentou a Checoslováquia e ganhou por 3-0. Na outra semifinal, a Iugoslávia venceu a França em um emocionante jogo que terminou 5-4, apesar de os franceses terem uma vantagem de 4-2. A final foi disputada no dia 10 de julho de 1960 no Parc des Princes de Paris. A União Soviética enfrentou a Iugoslávia em um jogo decidido na prorrogação.

O goleiro sovi√©tico Lev Yashin foi uma figura chave na final, realizando uma s√©rie de defesas cruciais para manter sua equipe no jogo. A partir desta Euro, a Aranha Negra se ‚Äúimortalizou‚ÄĚ e √© lembrado como um dos melhores goleiros da hist√≥ria do futebol.

Eurocopa 1964

Sede: Espanha  

Campe√£o: Espanha  

O torneio de 1964 contou com a participação de 29 equipes na fase de classificação, das quais apenas quatro chegaram à fase final: Espanha, União Soviética, Hungria e Dinamarca. As partidas das semifinais foram realizadas em dois dos estádios mais emblemáticos da Espanha: o Estádio Santiago Bernabéu em Madrid e o Camp Nou em Barcelona.

A final foi disputada no dia 21 de junho de 1964 no Estádio Santiago Bernabéu, onde a Espanha enfrentou a União Soviética, a campeã defensora. Os locais se impuseram por 2-1, em um triunfo que significou o primeiro grande título internacional para a Espanha e o mais importante até o ano de 2008.

Nesta Euro, jogadores como Alfredo Di St√©fano e Luis Su√°rez deixaram seus nomes marcados no futebol espanhol. Este √ļltimo √©, at√© o momento, o √ļnico jogador hisp√Ęnico a ter ganho a Bola de Ouro.

Eurocopa 1968

Sede: It√°lia  

Campe√£o: It√°lia  

A fase final do torneio foi realizada entre os dias 5 e 10 de junho de 1968. Manteve o formato das edi√ß√Ķes anteriores e apenas quatro sele√ß√Ķes participaram desta fase final: It√°lia, Iugosl√°via, Inglaterra e Uni√£o Sovi√©tica. As partidas foram disputadas em tr√™s est√°dios italianos: o Est√°dio Ol√≠mpico de Roma, o Est√°dio Comunale de Floren√ßa e o Est√°dio San Paolo de N√°poles.

A Itália, como anfitriã, teve uma atuação destacada. Nas semifinais, enfrentou a União Soviética em um jogo que terminou empatado. Naquela época, não existiam pênaltis para desempatar, então o vencedor foi decidido por sorteio de moeda, favorecendo a Itália. Na outra semifinal, a Iugoslávia venceu a Inglaterra por 1-0.

A final entre Itália e Iugoslávia foi jogada no dia 8 de junho de 1968 no Estádio Olímpico de Roma. A partida terminou empatada em 1-1. Desta vez, o campeão não foi decidido por sorteio de moeda. Dois dias depois, foi jogada uma partida de desempate no mesmo estádio. A Itália ganhou por 2-0 com gols de Luigi Riva e Pietro Anastasi, conseguindo assim seu primeiro título europeu, embora já tivessem dois mundiais.

A Eurocopa de 1968 deixou um legado duradouro no futebol europeu. Foi a primeira e √ļnica vez que uma final da Eurocopa foi decidida mediante uma partida de desempate. Al√©m disso, o sucesso da It√°lia em seu pr√≥prio pa√≠s consolidou sua posi√ß√£o como uma das pot√™ncias do futebol mundial, pois foi a primeira sele√ß√£o a se coroar campe√£ do mundo e da Europa.

Eurocopa 1972

Sede: B√©lgica  

Campe√£o: Alemanha Federal  

A edi√ß√£o de 1972 n√£o s√≥ foi um marco para a Alemanha Federal, que ganhou seu primeiro t√≠tulo europeu, mas tamb√©m marcou o in√≠cio de uma gera√ß√£o dourada de futebolistas alem√£es que dominariam o futebol mundial nos anos seguintes, tanto no futebol a n√≠vel de clubes (sobretudo com o Bayern de Munique), como no futebol de sele√ß√Ķes. Foi a segunda na√ß√£o a ter em suas vitrines uma Copa do Mundo e uma Eurocopa.

O torneio foi realizado entre os dias 14 e 18 de junho de 1972. Foi celebrado em quatro est√°dios diferentes: o Est√°dio Heysel em Bruxelas, o Est√°dio √Čmile Vers√© em Li√®ge, o Bosuilstadion em Antu√©rpia e o Stade de Sclessin, tamb√©m em Li√®ge.

As semifinais foram disputadas entre a RFA 2-1 Bélgica e União Soviética 1-0 Hungria. Enquanto isso, na final, os alemães venceram os soviéticos por 3-0.

Eurocopa 1976

Sede: Iugosl√°via  

Campe√£o: Checoslov√°quia  

Foi a primeira vez que a fase final do torneio se celebrou do outro lado da Cortina de Ferro. Esta edi√ß√£o √© lembrada pela sua emocionante final e pelo ic√īnico p√™nalti de Anton√≠n Panenka, que selou a vit√≥ria da Checoslov√°quia sobre a Alemanha Federal e marcou um antes e um depois nos lan√ßamentos de p√™naltis.

O torneio foi realizado em duas cidades: Belgrado e Zagreb. Participaram Checoslováquia, Alemanha Federal, Países Baixos e Iugoslávia. Foi, além disso, a primeira vez que a URSS ficou fora daquela espécie de Final Four.

Nas semifinais, a Checoslov√°quia venceu os Pa√≠ses Baixos por 3-1 no tempo extra, enquanto que a Alemanha Federal superou a Iugosl√°via por 4-2 tamb√©m no tempo extra. A final, disputada no dia 20 de junho no Est√°dio Crvena Zvezda de Belgrado, enfrentou a Checoslov√°quia e a Alemanha Federal. O jogo terminou 2-2 e foi decidido nos p√™naltis. Foi aqui que Anton√≠n Panenka se tornou uma lenda ao marcar o p√™nalti decisivo com uma cavadinha pelo centro do gol, enganando o m√≠tico goleiro Sepp Maier. Este estilo de cobran√ßa de p√™nalti √© conhecido desde ent√£o como o ‚ÄúPanenka‚ÄĚ.

Eurocopa 1980

Sede: It√°lia  

Campe√£o: Alemanha Federal  

A Itália se tornou o primeiro país a sediar o torneio duas vezes. Da mesma forma, a Alemanha Federal se tornou a primeira seleção bicampeã da Europa. Além disso, a edição de 1980 será lembrada pela mudança de formato, pois 8 equipes participaram da fase final.

Turim, Roma, Milão e Nápoles foram as 4 sedes e os times participantes foram Alemanha Federal, Checoslováquia, Grécia, Itália, Bélgica, Espanha, Inglaterra e Países Baixos.

O torneio foi dividido em dois grupos de quatro equipes cada um. Os dois primeiros de cada grupo avançaram para a final (Alemanha Federal e Checoslováquia no Grupo A e Bélgica e Itália no Grupo B).

A final foi disputada no dia 22 de junho de 1980 no Estádio Olímpico de Roma, onde a Alemanha Federal derrotou a Bélgica por 2-1.

Eurocopa 1984

Sede: Fran√ßa  

Campe√£o: Fran√ßa  

Foi a √ļltima vez que o pa√≠s anfitri√£o p√īde se coroar como o vencedor da Euro. As oito equipes que participaram da fase final do torneio foram Espanha, Dinamarca, B√©lgica, Iugosl√°via, Portugal, Alemanha Federal, Rom√™nia e Fran√ßa, que, sendo a sede, n√£o precisou disputar a classificat√≥ria.

Na fase de grupos, a França dominou o Grupo A, ganhando todos os seus jogos e acumulando 9 pontos. Nas semifinais, enfrentaram Portugal em uma partida emocionante que terminou 3-2 a favor dos franceses.

A final foi disputada no dia 27 de junho de 1984 no Parc des Princes de Paris. A França enfrentou a Espanha e ganhou por 2-0, com gols de Michel Platini e Bruno Bellone. Platini, que foi a estrela do torneio, anotou seu nono gol na competição, estabelecendo um recorde que ainda se mantém. Após essa atuação, Platini ganhou a Bola de Ouro e é lembrado como um dos melhores jogadores europeus da história.

Para a Fran√ßa, al√©m disso, significou uma mudan√ßa de rumo. Posicionaram-se como uma das grandes sele√ß√Ķes e serviu de base para todos os futuros sucessos futebol√≠sticos do pa√≠s.

Eurocopa 1988 

Sede: Rep√ļblica Federal Alem√£  

Campe√£o: Pa√≠ses Baixos  

Significou o √ļnico grande triunfo na hist√≥ria do futebol neerland√™s, que apesar de ter contado com v√°rias equipes hist√≥ricas, s√£o lembrados por v√°rias derrotas em partidas decisivas tanto em finais quanto em semifinais.

A equipe neerlandesa, dirigida pelo lend√°rio Rinus Michels, conhecido como o arquiteto do ‚ÄúFutebol Total‚ÄĚ. Apesar de come√ßar o torneio perdendo para a URSS, recuperaram-se e ganharam todos os seus jogos at√© a final, onde enfrentaram novamente a Uni√£o Sovi√©tica. Nesta ocasi√£o, conseguiram derrot√°-los por 2-0. O m√≠tico atacante Marco van Basten foi o artilheiro com cinco gols, incluindo o segundo gol da final, considerado um dos melhores da hist√≥ria das Eurocopas.

Eurocopa 1992

Sede: Su√©cia  

Campe√£o: Dinamarca  

Foi celebrada na Su√©cia do dia 10 ao dia 26 de junho de 1992 e √© lembrada por uma das maiores surpresas na hist√≥ria do futebol. A configura√ß√£o do torneio foi marcada pela situa√ß√£o pol√≠tica inst√°vel na Europa nos anos 90, o que afetou duas das sele√ß√Ķes classificadas inicialmente. A Iugosl√°via foi exclu√≠da devido √†s san√ß√Ķes internacionais derivadas da guerra dos Balc√£s, e a Uni√£o Sovi√©tica, que havia se dissolvido em 1991, participou sob o nome de Comunidade de Estados Independentes.

A Dinamarca, que não havia se classificado originalmente, foi convidada a participar no lugar da Iugoslávia. Contra todas as expectativas, os dinamarqueses conseguiram superar a fase de grupos e eliminar os Países Baixos, defensores do título, nas semifinais. Na final, enfrentaram a recém reunificada Alemanha e ganharam por 2-0.

Eurocopa 1996

Sede: Inglaterra  

Campe√£o: Alemanha  

A Eurocopa de 1996 n√£o foi apenas um sucesso em termos de organiza√ß√£o e assist√™ncia, mas tamb√©m deixou um legado duradouro no futebol europeu. Marcou uma nova mudan√ßa de formato, desta vez o torneio contou com 16 sele√ß√Ķes e a introdu√ß√£o do gol de ouro como m√©todo de desempate. Al√©m disso, foi o primeiro campeonato ap√≥s a reconfigura√ß√£o territorial europeia e o fim da Guerra Fria. Tanto pela amplia√ß√£o das vagas participantes, como pela cria√ß√£o de novos pa√≠ses, a competi√ß√£o foi marcada por v√°rios estreantes, como Bulg√°ria, Su√≠√ßa, Turquia e Cro√°cia.

No campo esportivo, a final foi disputada no dia 30 de junho de 1996 no ic√īnico Est√°dio de Wembley em Londres. Alemanha e Rep√ļblica Checa se enfrentaram em um jogo que, ap√≥s o empate em 1-1, foi decidido na prorroga√ß√£o com o primeiro gol de ouro na hist√≥ria da Eurocopa, marcado por Bierhoff, que deu o primeiro t√≠tulo √† nova Alemanha unificada.

Eurocopa 2000

Sede: B√©lgica e Pa√≠ses Baixos  

Campe√£o: Fran√ßa  

A Fran√ßa, que vinha de ser a vigente campe√£ do mundo, imp√īs-se desde o primeiro momento, fazendo valer sua condi√ß√£o de favorita. Ap√≥s um grande torneio, venceram a It√°lia na final. O jogo terminou empatado em 1-1 no tempo regulamentar. No entanto, David Trezeguet marcou o definitivo gol de ouro na prorroga√ß√£o, pela segunda vez consecutiva uma final foi decidida por esse conceito.

Quanto √†s quest√Ķes organizativas, foi a primeira vez na hist√≥ria que dois pa√≠ses compartilharam a sede do torneio. O torneio foi jogado em 4 cidades de cada na√ß√£o.

Eurocopa 2004

Sede: Portugal  

Campe√£o: Gr√©cia  

Provavelmente, o campeonato da Gr√©cia seja uma das maiores surpresas na hist√≥ria do torneio junto com o conquistado pela Dinamarca em 1992. O pa√≠s hel√™nico estava h√° 24 anos sem disputar uma fase final de Eurocopa. Na final, derrotaram o anfitri√£o e grande favorito, Portugal, por 1-0, ap√≥s um gol de Angelos Charisteas em uma jogada de bola parada. Al√©m disso, a Let√īnia foi a √ļnica estreante naquele torneio.

Por outro lado, algumas das grandes sele√ß√Ķes europeias, como Alemanha, Espanha e It√°lia, n√£o foram capazes de avan√ßar da fase de grupos.

Eurocopa 2008

Sede: √Āustria e Su√≠√ßa  

Campe√£o: Espanha  

Foi a segunda vez que duas na√ß√Ķes organizaram conjuntamente o torneio. Foi, at√© aquele momento, a edi√ß√£o mais assistida e seguida da hist√≥ria, com audi√™ncias televisivas de 8 bilh√Ķes de espectadores e mais de 1 milh√£o de pessoas que compareceram aos est√°dios.

No campo esportivo, a Espanha, sob a dire√ß√£o de Luis Aragon√©s, brilhou no torneio com seu estilo de jogo ‚Äútiki-taka‚ÄĚ. Na final, disputada no dia 29 de junho de 2008, a Espanha derrotou a Alemanha por 1-0 com um gol de Fernando Torres. Este torneio consolidou a Espanha como uma pot√™ncia no futebol mundial e lan√ßou as bases para seu dom√≠nio nos anos seguintes.

Eurocopa 2012

Sede: Pol√īnia e Ucr√Ęnia  

Campe√£o: Espanha  

A Eurocopa 2012 foi a primeira edição do torneio realizada na Europa Oriental desde 1976, e também a primeira a ser sediada por dois países com diferentes fusos horários.

Significou um dos maiores feitos na hist√≥ria deste esporte, pois a Espanha se tornou a primeira sele√ß√£o (e √ļnica at√© o momento) a ganhar duas Eurocopas consecutivas. Al√©m disso, conquistaram a Copa do Mundo entre a edi√ß√£o de 2008 e 2012. Ap√≥s derrotar a It√°lia por 4-0, o placar mais expressivo em uma final deste torneio, igualaram a Alemanha como os maiores vencedores no quadro de campe√Ķes da competi√ß√£o.

Eurocopa 2016  

Sede: Fran√ßa  

Campe√£o: Portugal  

O torneio foi realizado em dez est√°dios diferentes em toda a Fran√ßa, incluindo o Stade de France em Saint-Denis, onde a final foi jogada. A fase de grupos foi expandida de 4 para 6 grupos, representando a √ļltima mudan√ßa de formato. A quantidade de equipes aumentou de 16 para 24 sele√ß√Ķes.

Por outro lado, Portugal se proclamou campe√£o do torneio ao derrotar a sele√ß√£o da Fran√ßa na final por 1-0, com um gol marcado por √Čder na segunda parte da prorroga√ß√£o. Este foi o primeiro t√≠tulo para qualquer sele√ß√£o maior de Portugal, completando sua melhor participa√ß√£o em uma Eurocopa ap√≥s o vice-campeonato que conseguiram em 2004. Al√©m disso, foi o primeiro t√≠tulo de Cristiano Ronaldo com seu pa√≠s.

Eurocopa 2020

Sede: M√ļltipla  

Campe√£o: It√°lia  

Foi o torneio com mais sedes na história: foi jogado em até 11 países ao longo do continente. Originalmente programada para o verão de 2020, a competição teve que ser adiada devido à pandemia de COVID-19 e finalmente se celebrou entre junho e julho de 2021.

A final da Eurocopa 2020 foi disputada no ic√īnico est√°dio de Wembley em Londres, no dia 11 de julho de 2021. A It√°lia enfrentou a Inglaterra em uma partida cheia de emo√ß√Ķes e tens√£o. A Inglaterra se adiantou no placar com um gol precoce de Luke Shaw, mas a It√°lia empatou gra√ßas a um gol de Leonardo Bonucci. O jogo foi decidido na disputa de p√™naltis, onde a It√°lia se imp√īs por 3-2, conquistando seu segundo t√≠tulo europeu. Desta forma, os italianos encerraram uma longa seca de 53 anos sem ganhar um torneio continental.