Campeonato Argentino 2024: Favoritos para o Título
40 18:01, 26 março 2024 Tipsta

Campeonato Argentino 2024: Favoritos para o Título

Descubra quem são os favoritos para o campeonato argentino em 2024.


O Torneio LPF 2024 terá início em 12 de maio e terminará em 15 de dezembro. Este ano, o torneio será interrompido entre 20 de junho e 14 de julho devido à realização da Copa América nos Estados Unidos.

O formato do torneio consiste em uma rodada todos contra todos, com um total de 27 rodadas. Todos os times começarão com zero pontos e as localidades serão invertidas em relação à Copa da Liga.

A Copa da Liga é disputada entre fevereiro e maio, dividindo os times em duas zonas de 14. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final.

Ao término das 27 rodadas do Torneio LPF 2024, a equipe com mais pontos será consagrada campeã e terá o direito de disputar a final chamada "Troféu dos Campeões" contra o vencedor da Copa da Liga. Esta partida será realizada após o término do torneio.

Candidatos ao Título do Torneio LPF 2024

Vários times despontam como candidatos ao título da Liga Profissional, aqui estão alguns:

River Plate

O River se destaca como o principal favorito. O "Millonario" vem de ser campeão do Torneio LPF 2023, terminando em primeiro na tabela com uma performance memorável: 85 pontos, 26 vitórias e 74 gols a favor. Lucas Beltrán, artilheiro máximo da equipe com 12 gols no torneio, foi para a Fiorentina italiana. Além disso, o time da banda vermelha conquistou o Troféu dos Campeões 2023 e a Supercopa Argentina 2024. Sua notável performance continua nesta temporada. O River Plate lidera o Grupo A da Copa LPF 2024 com 21 pontos, fruto de 5 vitórias, 6 empates e nenhuma derrota em 11 jogos. O colombiano Miguel Borja se destaca como o artilheiro máximo do time com 10 gols até o momento nesta temporada.

Deve-se ter em mente que nesta temporada o River não contará com alguns jogadores importantes que participaram do futebol argentino na temporada passada, como Nicolás de la Cruz, Enzo Pérez, Bruno Zuculini, Matías Suárez, Salomón Rondón e Jonatan Maidana.

Apesar dessas ausências, a equipe dirigida por Martín Demichelis possui um elenco com várias figuras que se destacam principalmente do meio-campo para frente, com nomes como Miguel Borja, Gonzalo 'Pity' Martínez, Esequiel Barco e Manuel Lanzini, entre outros. Além disso, jogadores foram contratados para reforçar o elenco, como Agustín Sant'Anna, Rodrigo Villagra e Nicolás Fonseca.

Segundo o portal especializado Transfermarkt, o River Plate possui o elenco com maior valor de mercado entre todos os clubes argentinos, com um total de 97,55 milhões de euros.

Boca Juniors

se apresenta como outro candidato incontestável ao título. Apesar dos altos e baixos na temporada 2023, o "Xeneize" mantém sua condição de equipe referência no futebol argentino e latino-americano. Embora tenha sido campeão da Supercopa Argentina 2023, seu desempenho nos outros campeonatos locais não alcançou as expectativas de seus torcedores. No Torneio LPF 2023, o Boca terminou em 7º lugar com 44 pontos, e seu artilheiro foi Miguel Merentiel com 7 gols durante o torneio.

Nesta temporada, o Boca teve um início irregular na Copa LPF 2024. Após 10 jogos, acumula 4 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, ocupando o 6º lugar do Grupo B. Embora não tenha sido o começo ideal, a equipe dirigida por Diego Martínez conseguiu reduzir a diferença na tabela e está na zona de classificação para a fase final. O artilheiro máximo do time até o momento neste ano vem do Valencia CF da Espanha, Edinson Cavani, com 4 gols.

O elenco do Boca se destaca pela presença de jovens promissores como Nicolás Valentini, Ezequiel Fernández, Exequiel Zeballos, Cristian Medina ou Kevin Zenón, para citar apenas alguns. Essa juventude se complementa com jogadores experientes de grande trajetória no futebol sul-americano e europeu, como Sergio Romero, Luis Advíncula, Marcos Rojo, Darío Benedetto, Miguel Merentiel e o grande goleador uruguaio Edinson Cavani.

Godoy Cruz

continuando com os candidatos ao título, não podemos deixar de mencionar esta equipe. Embora no torneio de 2023 tenha terminado em 9º lugar com 41 pontos, com Tadeo Allende como artilheiro máximo da equipe com 6 gols, que migrou para o Celta de Vigo na Espanha. A participação do Tomba dirigido por Daniel Oldrá foi completamente oposta e se tornou a grande revelação.

Dos 10 jogos disputados na Copa LPF 2024, o Godoy Cruz só perdeu um, vencendo 7 e empatando 2. É o líder da Zona B e está a um passo da classificação para as quartas de final. Sob a liderança de seu artilheiro até o momento, Tomás Conechny, vindo do Club Almagro, que marcou 4 gols na Copa, o Godoy Cruz também se destaca pelo fato de ter sofrido apenas três gols, sendo a defesa menos vazada de todo o campeonato. Franco Petroli entrou para o seleto grupo de goleiros que não sofreram gols no início de um torneio argentino.

Com uma das bases defensivas mais sólidas da Argentina e um ataque promissor onde se destaca a figura de Hernán López Muñoz, os mendocinos se posicionam como um dos melhores times do futebol argentino. Também se destacam jogadores que estão em boa fase, como Pier Barrios, Rasmussen, Galdames, Arce e o "Negro" Leyes. Segundo as palavras de seu treinador Oldrá, "a estrutura da equipe é o melhor que temos. Já sabemos o que queremos e, a partir daí, fica muito mais fácil".

Racing Club

Racing é o próximo nesta lista, com uma equipe que vem crescendo nos últimos anos. Embora no Torneio LPF 2023 tenha terminado na 12ª posição com 36 pontos. Matías Rojas, o artilheiro máximo da equipe naquela temporada com 6 gols, mudou-se para o Corinthians Paulista do Brasil. Espera-se que nesta temporada a Academia de Gustavo Costas obtenha os resultados que os torcedores têm clamado. Racing começou a temporada com o objetivo de competir em todas as frentes. Voltar a ganhar um título local, além das duas Copas de um único jogo conquistadas contra o Boca com Fernando Gago, é um desafio.

Por enquanto, na Copa LPF 2024, teve um caminho agridoce: está em 8º lugar no Grupo B com 4 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Adrián Matínez, vindo do Instituto Atlético Central Córdoba, é o artilheiro máximo da equipe até o momento com 7 gols.

Quanto aos seus jogadores, podemos dizer que Adrián Matínez e Roger Martínez foram grandes incorporações para o Racing. Roger Martínez sofreu algumas lesões, mas é um jogador diferenciado e de grande hierarquia. Se estiver bem fisicamente, junto com seu compatriota Juanfer Quintero, pode fazer a diferença do meio-campo para frente. Leonardo Sigali foi o capitão no ciclo de Fernando Gago. Está no clube desde 2018 e já soma cerca de 200 jogos com a camisa do Racing. Um líder. Baltasar Rodríguez é um dos jovens que mostraram mais potencial em 2023 dentro dos juvenis do clube. Já jogou 31 partidas, marcando cinco gols. É um extremo que joga pela direita e traz desequilíbrio, chegada e gols.

Estudiantes de La Plata

O Pincha vem de conquistar a Copa Argentina no final de 2023 e encara a temporada de 2024 com renovadas esperanças. Reforçou-se com a chegada de Enzo Pérez e buscará brigar pelo título do Torneio da Liga Profissional de Futebol 2024. Na última edição da Liga Profissional, Estudiantes terminou em 5º lugar com 45 pontos. Mauro Boselli, artilheiro da equipe naquela temporada com 6 gols, se aposentou do futebol profissional ao final da temporada.

Nesta temporada, o Pincha ocupa a 3ª posição do Grupo B da Copa LPF 2024. Em 10 jogos disputados, venceu 5, empatou 3 e perdeu 2. Mauro Méndez é o artilheiro da equipe até o momento, com 3 gols.

Eduardo Domínguez continua como treinador da equipe nesta temporada, uma notícia que alegra os torcedores, considerando a boa campanha no Pincha. Além de tê-lo levado ao título da Copa Argentina 2023, o conduziu à disputa da Supercopa Argentina 2024 contra o River Plate, partida que perdeu por 2 a 1.

O objetivo do Pincha será brigar pelo título do torneio local, o que até o momento está conseguindo. Para os platenses, a Copa, que ganharam quatro vezes, é um torneio especial.

Após a aposentadoria dos históricos Mariano Andújar e Mauro Boselli, o Estudiantes se renova com a grande notícia do mercado de transferências, que foi a chegada de Enzo Pérez, ídolo do clube, que retornou após se desvincular do River Plate para trazer experiência e qualidade ao meio-campo da equipe.

Martiniano Moreno é uma das promessas das categorias de base do Pincha. O jovem de General Villegas, de 20 anos, começou a treinar com o time principal no segundo semestre do ano passado e até teve minutos na Copa da Liga, além de ter sido relacionado para jogos da Copa Argentina. É atacante e, após a saída de Mauro Boselli, pode ganhar mais oportunidades em 2024.

Argentinos Juniors

O Argentinos Juniors encara a temporada de 2024 com um elenco renovado e a esperança de repetir as boas campanhas sob o comando de Gabriel Milito. O "Bicho" está em 2º lugar no Grupo A da Copa LPF 2024 e busca se consolidar como uma equipe protagonista do futebol argentino sob a nova direção de Pablo Guede. No Torneio LPF 2023, o Argentinos Juniors terminou em 10º lugar com 40 pontos. Gabriel Ávalos, artilheiro da equipe naquele torneio com 12 gols, se transferiu para o CA Independiente nesta temporada.

Sob o comando de Pablo Guede, que assumiu na quarta rodada da Copa LPF 2023, o "Bicho" tem mostrado bom desempenho na copa deste ano graças à proposta ofensiva impulsionada pelo treinador. Em 11 jogos disputados, venceu 6, empatou 3 e perdeu 2. Alan Lescano, vindo do Club de Gimnasia y Esgrima La Plata, é o artilheiro da equipe com 5 gols.

Houve uma renovação importante no elenco e o treinador tem como objetivo promover muitos jogadores das categorias de base.

Federico Redondo, meio-campista que vem ganhando destaque na equipe, se consolidou no time principal com Milito como treinador e é um dos nomes que até mesmo desperta interesse de clubes europeus. Marco Di Cesare, por ser jogador do clube e por seu sentimento de pertencimento, é um dos candidatos a ser capitão. Uma faixa que, pela primeira vez em muito tempo, não estará nas mãos de Miguel Torren, jogador histórico do Bicho, que deixou o clube após 13 anos e 339 jogos disputados.

Tobías Palacio é uma das jovens promessas do Semillero del Mundo. O zagueiro tem apenas 17 anos, mas Guede o considera muito para o que está por vir. Palacios participou, em 2023, do Mundial Sub-17 na Indonésia, onde mostrou personalidade e se destacou.

Argentinos Juniors se apresenta como uma equipe renovada e ambiciosa na temporada de 2024. A combinação de experiência e juventude, somada ao trabalho de Pablo Guede e à qualidade da base do clube, ilusiona os torcedores com a possibilidade de alcançar novos sucessos.

Talleres

Talleres é um forte candidato ao título do Torneio LPF 2024, vindo de uma das melhores temporadas de sua história. Sob a direção de Javier Gandolfi, a equipe chegou às quartas de final da Copa Argentina, onde foi eliminada nos pênaltis pelo Boca Juniors, e terminou como vice-campeã do Torneio LPF 2023 com 50 pontos. Michael Santos, artilheiro máximo do torneio com 13 gols, deixou o Talleres e foi para o FC Juárez do México.

Na atual Copa LPF, o Talleres está em 4º lugar no Grupo A. Em 11 jogos disputados, venceu 5, empatou 4 e perdeu 2. Federico Girotti, vindo do CA San Lorenzo de Almagro, é o artilheiro da equipe com 5 gols.

Walter Ribonetto, ex-zagueiro do clube e ex-técnico da equipe de base, substituiu Javier Gandolfi. Ribonetto estreou como treinador da equipe principal com grande entusiasmo e o desafio de continuar alcançando importantes conquistas. O objetivo do Talleres a nível local é buscar ser protagonista do Torneio LPF 2024 e lutar pelo título.

Entre os jogadores a destacar, Ramón Sosa é um dos mais importantes do Talleres. Extremo paraguaio, peça fundamental da seleção de seu país, teve um grande ano (35 jogos e 10 gols). Houve interesse de clubes estrangeiros em sua contratação, mas tanto o jogador quanto a diretoria decidiram apostar em 2024 para continuar crescendo. Guido Herrera é o capitão do time. Um goleiro experiente com uma longa trajetória no clube cordobês. Bruno Ezequiel Juncos é um jovem extremo que estreou no time principal do Talleres na temporada de 2023 e é uma das promessas do clube.

O time sofreu com as saídas de Tomás Palacios, David Zalazar, Tomás Molina, Rodrigo Garro e Carlos Villaba, mas também se reforçou para esta temporada com jogadores como Rubén Botta, Alex Vigo, Federico Girotti, Francisco Álvarez, Juan Camilo Portilla, Luis Sequeira e Ramiro Ruiz Rodríguez.

Conclusão

O Torneio da Liga Profissional Argentina de 2024 promete ser muito equilibrado e emocionante. Há vários times com chances de se tornarem campeões, então teremos que esperar para ver como o campeonato se desenvolve. Devemos lembrar que o futebol é um esporte muito imprevisível e qualquer equipe pode vencer em um dia específico.