O que é Offside ou Fora de Jogo em Hóquei?
28 16:10, 12 abril 2024 20:41, 12 abril 2024 Tipsta

O que é Offside ou Fora de Jogo em Hóquei?

Explicamos de forma simples e detalhada o que é o fora de jogo no hóquei!

O fora de jogo no hóquei com puck é uma regra que determina a posição do jogador atacante em relação à linha azul e ao puck. Quando a posição do jogador atacante é inaceitável, é marcada uma posição fora de jogo, e o árbitro da partida deve parar o jogo.

Fora de jogo no hóquei

O fora de jogo ocorre quando um jogador da equipe atacante cruza a linha azul com ambos os patins antes do puck. A linha azul no gelo separa as zonas de defesa e ataque do restante da pista. Para a equipe atacante, a zona de ataque começa após cruzar a linha azul. Em outras palavras, para haver fora de jogo, o jogador da equipe atacante deve estar completamente na zona de ataque antes do puck.

Quando é detectado um fora de jogo, o árbitro de linha apita e estende o braço ao longo da linha azul, paralelamente ao gelo. Após isso, o jogo será interrompido e o árbitro ordenará um face-off em pontos próximos ao centro do campo.

Quando é marcado fora de jogo no hóquei

As regras para determinar o fora de jogo têm seus matizes. A posição fora de jogo não será marcada se:

  1. Um jogador da equipe atacante estiver em sua zona de ataque depois que o puck chegar lá.
  2. Se um jogador da equipe defensora passar o puck para sua zona defensiva e um jogador de ataque estiver nessa mesma zona.

O fora de jogo será marcado se individualmente ou em conjunto forem cumpridas as seguintes condições:

  1. Um jogador de ataque está com ambos os patins atrás da linha azul na zona de ataque quando o puck cruza a linha azul.
  2. Um jogador de ataque está na zona de ataque e um jogador defensor não tem a oportunidade de pegar o puck.
  3. Um jogador de ataque está na zona de ataque e outro jogador de ataque envia o puck em direção ao goleiro, obrigando-o a intervir.

Também existe uma exceção chamada fora de jogo demorado. O fora de jogo demorado ocorre quando um jogador de ataque cruza a linha azul antes do puck sem tocá-lo. Neste momento, o árbitro de linha levanta a mão sobre a cabeça, indicando uma posição demorada fora de jogo. Em seguida, pode haver várias opções:

  • No primeiro caso, o jogo continua e o fora de jogo não será marcado se um jogador da equipe defensora interceptar o puck; o jogador de ataque não tenta pegar o puck e sai da zona de ataque, tocando a linha azul com pelo menos um patim. A posição demorada é cancelada completamente quando todos os jogadores de ataque deixam a zona de ataque ou quando os jogadores de ataque levam o puck para a zona neutra. Assim que o árbitro de linha abaixar a mão, os jogadores de ataque têm o direito de retornar à zona de ataque, continuando a lutar pelo puck.
  • No segundo caso, ambas as equipes não tomam medidas para tirar o puck da zona e os jogadores de ataque estão na zona de ataque. Nesta situação, o fora de jogo será marcado.