O que é Playoff?
27 22:04, 10 abril 2024 Tipsta

O que é Playoff?

Através de exemplos dos principais esportes, explicamos o que é o playoff, como ele é conduzido e em quais competições é encontrado.

O playoff é um sistema de competição no qual a equipe (ou atleta) vencedora avança na tabela do torneio, enquanto o perdedor é eliminado.

Em alguns esportes, esse sistema é usado nas fases finais do campeonato para determinar o campeão final da temporada. As equipes que acumulam mais pontos na fase de grupos avançam e competem entre si.

O playoff no esporte se desenvolve mais rapidamente do que a parte principal da temporada, e a motivação nesta etapa é mais alta. Além disso, algumas competições são realizadas através do playoff, ou seja, eliminatórias, desde o primeiro dia de jogo.

O que é playoff no futebol?

Existem três torneios de clubes sob a égide da UEFA nos quais a fase de grupos e o playoff são combinados: a Liga dos Campeões, a Liga Europa e a Liga da Conferência.

Começamos com a Liga dos Campeões. As equipes em primeiro e segundo lugar ao final da fase de grupos avançam para as oitavas de final, enquanto o terceiro lugar no grupo garante um lugar nas dezesseis avos de final da Liga Europa. Desta forma, a equipe não chega à fase final da Liga dos Campeões, mas não abandona as "copas europeias" e tem a oportunidade de lutar por um título mais acessível.

O mesmo sistema funciona na fase de grupos da Liga Europa: as equipes em primeiro ou segundo lugar avançam para os dezesseis avos de final da Liga Europa, enquanto a equipe em terceiro lugar avança para os dezesseis avos de final da Liga da Conferência.

Consequentemente, as equipes em primeiro e segundo lugar na fase de grupos da Liga da Conferência avançam para os dezesseis avos de final do mesmo torneio, enquanto a equipe em terceiro lugar é eliminada.

A maioria dos torneios oficiais entre seleções é disputada com um sistema semelhante: a Copa do Mundo, a Eurocopa, a Liga das Nações, entre outros. As equipes são divididas em grupos e depois as mais fortes avançam para o playoff.

A maioria das copas nacionais é estruturada em um sistema de playoff. Por exemplo, na França e na Espanha, o torneio nacional começa nos dezesseis avos de final, enquanto na Itália começa nos trinta e dois avos de final. A vantagem deste sistema é que mesmo uma equipe desconhecida de uma divisão inferior tem a oportunidade de avançar para as próximas etapas e se mostrar.

No Brasil, o sistema de playoffs é muito comum. Todos os campeonatos estaduais utilizam ele. Alem disso, muitos exemplos de campeonatos estranjeiros como a Primera A da Colômbia e a Liga MX que têm rodadas adicionais.

Em algumas ligas, ao finalizar o campeonato regular, são formados grupos separados para aqueles que têm chances de subir de divisão ou permanecer na liga atual. A seleção pode ser feita em forma de jogos de ida e volta (por exemplo, na Bundesliga alemã e na Bundesliga 2) entre as melhores equipes da primeira divisão e as piores equipes da liga superior.

No Campeonato Inglês (segunda liga mais importante do país), as equipes em primeiro e segundo lugar ao final do campeonato regular sobem diretamente para a Premier League, enquanto as equipes do terceiro ao sexto lugar jogam entre si outra oportunidade de subir para a Premier League. O formato é semifinais (2 jogos) e final (1 jogo).

O que é playoff no basquete?

O playoff na NBA consiste em 4 rodadas: oitavas de final, quartas de final, semifinais e final. Na Euroliga, o número de rodadas é menor, apenas 3.

Na NBA, os 8 melhores times das Conferências Leste e Oeste avançam. Na primeira rodada, os times são distribuídos da seguinte forma:

  • O 1º lugar joga contra o 8º.
  • O 2º lugar contra o 7º.
  • O 3º lugar contra o 6º.
  • O 4º lugar contra o 5º.

O time que ocupa o melhor lugar joga mais jogos em casa. Para determinar o vencedor, um dos times deve vencer 4 jogos antes do oponente. O máximo de jogos na série é de 7.

Na Euroliga, o sistema é um pouco diferente:

  • Há uma única fase de grupos, com 18 times.
  • Os 8 melhores times em termos de porcentagem de vitórias avançam para os playoffs.
  • A distribuição dos times é igual à da NBA: o 1º lugar joga contra o 8º, o 2º lugar contra o 7º, o 3º lugar contra o 6º e o 4º lugar contra o 5º.
  • O vencedor da série é o time que vence primeiro 3 jogos, com um máximo de 5 jogos.
  • Os 4 times que avançam para as semifinais jogarão na "Final Four". Os dois times vencedores competirão pelo 1º lugar, enquanto os perdedores competirão pelo 3º lugar.

O que é playoff no tênis?

O playoff no tênis implica a eliminação do tenista após sua primeira derrota. Quase todos os torneios de tênis são realizados no formato de playoff e podem começar desde a fase mais avançada, por exemplo, desde os 1/128 como em Roland Garros.

Dois tenistas que passam por todas as etapas se enfrentam na final para determinar o vencedor do torneio.

O que é playoff na NHL?

Ao final da temporada regular, 8 times de cada conferência: Leste e Oeste, são selecionados para os playoffs na NHL. O torneio da Copa Stanley consiste em 4 rodadas: oitavas de final, quartas de final, semifinais e final. Cada rodada de playoffs inclui uma série de 4-7 jogos.

Na primeira rodada, a distribuição dos times é a seguinte:

  • O 1º lugar joga contra o 8º.
  • O 2º lugar contra o 7º.
  • O 3º lugar contra o 6º.
  • O 4º lugar contra o 5º.

Em cada par, o vencedor é quem vence primeiro 4 jogos. O time que ocupou uma posição mais alta na temporada regular tem a vantagem de jogar em casa. Por exemplo, na Copa Stanley 2023, a Flórida ocupou o 8º lugar e na primeira rodada dos playoffs enfrentou Boston, que ocupou o primeiro lugar na conferência. A série durou 7 jogos, a maioria dos quais foram jogados em casa por Boston, no entanto, a Flórida venceu por 4-3 e avançou para a próxima rodada.

Nas quartas de final, a Flórida enfrentou Toronto. Os times jogaram 5 jogos, dos quais a Flórida venceu 4. Nas semifinais, Carolina foi derrotada, mas na final, a Flórida perdeu para Vegas.