O que é Prorrogação em Hóquei e Basquete?
33 16:53, 16 abril 2024 16:54, 16 abril 2024 Tipsta

O que é Prorrogação em Hóquei e Basquete?

Explicaremos o que é a prorrogação em termos simples: em quais esportes é usada, como é diferente e quanto tempo dura.

A prorrogação é um período adicional que é jogado em caso de empate ao final de uma partida. A prorrogação (PR) é encontrada em muitos esportes, mas ocorre com mais frequência no hóquei no gelo e no basquete. Explicaremos o que é a prorrogação com exemplos simples.

Prorrogação no hóquei (prorrogação na NHL)

Um jogo de hóquei consiste em 3 períodos de 20 minutos cada. Ao contrário dos jogos de futebol em campeonatos regulares, no hóquei o jogo não termina em caso de empate. Um vencedor deve ser determinado durante o jogo. Por isso, é atribuído tempo adicional.

A duração da PR em campeonatos regulares é de 5 minutos. É jogada apenas uma prorrogação, que termina quando o tempo acaba ou depois que um gol é marcado. Se durante este tempo ninguém marcar, os times vão para os tiros de penalidade. Os tiros de penalidade são cobranças de pênalti, durante os quais há apenas um jogador e um goleiro em campo. A equipe que marcar mais gols vence a partida.

O número de jogadores na PR em campeonatos regulares é de 3x3, excluindo os goleiros. Se um jogador de uma equipe recebe uma penalidade, ele não sai de campo, mas a equipe adversária recebe um jogador adicional. O jogo continua no formato 3x4 até que um gol seja marcado ou o tempo de penalidade termine.

A duração da PR nos playoffs é de 20 minutos. Neste caso, não há limite para a quantidade de prorrogações e não há tiros de penalidade. As equipes jogarão tantas prorrogações quanto necessário para marcar um gol.

Uma vitória no tempo regulamentar e na prorrogação é pontuada com 2 pontos, enquanto uma derrota na prorrogação concede 1 ponto.

Prorrogação no Campeonato Mundial de Hóquei

No Campeonato Mundial de Hóquei, aplicam-se as seguintes condições:

1. Fase de grupos. A duração da prorrogação é de 5 minutos, pode ser jogada apenas uma prorrogação, após a qual os tiros de penalidade serão realizados. É jogado 3x3.

2. Playoffs. A prorrogação dura 10 minutos, após uma prorrogação, uma série de tiros de penalidade começa. É jogado 3x3.

3. Final. No último jogo, a prorrogação é estendida para 20 minutos, pode haver várias prorrogações, pois não há tiros de penalidade. É jogado 3x3.

Prorrogação no basquete

Assim como no hóquei, nos jogos de basquete é necessário determinar um vencedor e um perdedor. No entanto, a prorrogação é um evento mais raro. Na NBA, há 4 quartos de 12 minutos, na Euroliga e em outros campeonatos, há 4 quartos de 10 minutos.

Se ao final do jogo o placar estiver empatado, as equipes continuam jogando na prorrogação. O tempo adicional consiste em 5 minutos, durante os quais as equipes jogam com os mesmos times: 5x5. Tanto no campeonato regular quanto nos playoffs, a prorrogação dura 5 minutos. A quantidade de prorrogações pode ser qualquer quantidade, até que uma das equipes se destaque no placar.

Por exemplo, no jogo entre Filadélfia 76ers e Boston Celtics, o tempo regulamentar terminou com um placar de 117:117. As equipes precisaram de uma prorrogação, durante a qual os 76ers marcaram 1 ponto a mais e venceram.