Do dia 6 ao dia 14 de abril de 2024, o Principado de Mônaco sediará no Club de Campo de Montecarlo um dos torneios de tênis em terra batida mais prestigiosos e antigos do mundo: o Rolex Monte-Carlo Masters, também conhecido como ATP Masters 1000 de Montecarlo.
Este torneio é o primeiro dos três ATP Masters 1000 do circuito masculino que são disputados em terra batida ao ar livre. Desfruta de uma localização magnífica no Monte-Carlo Country Club de Roquebrune-Cap-Martin, na França, a cerca de 7,5 km do distrito de Montecarlo em Mônaco. Sua longa tradição de campeões o torna um favorito tanto para os jogadores quanto para os fãs.
História do Torneio
A história do Rolex Masters de Monte-Carlo remonta a 1897, quando foi realizado o primeiro torneio de tênis da história no Principado de Mônaco com o nome de Campeonato de Tênis de Montecarlo. Os primeiros anos foram marcados pelos irmãos Doherty, dois britânicos que haviam triunfado em Wimbledon.
Até 1905, o torneio era realizado atrás do Hotel de Paris. No ano seguinte, foi transferido para La Condamine, onde pela primeira vez o número de participantes aumentou de 16 para 18.
Em 1928, o Club de Campo de Montecarlo foi inaugurado, com uma sala de esportes subterrânea, vestiários profissionais e três quadras a mais do que inicialmente. A cada ano, o clube propunha melhorias para os campeões e o público.
Em 1969, o torneio se tornou um dos mais prestigiados do tênis profissional e entrou oficialmente na era aberta. Até 1989, era conhecido como Aberto de Montecarlo. Em 1990, passou a fazer parte da categoria Tennis Masters Series, juntamente com outros 8 torneios, sendo os mais importantes do mundo do tênis apenas atrás dos Grand Slam e da Tennis Masters Cup.
Em 2006, o Club de Campo de Montecarlo se associou à conhecida marca de relógios para dar ao torneio o nome que conhecemos hoje: Rolex Monte-Carlo Masters. A partir de 2009, faz parte da nova série ATP Masters 1000, sendo o único deste tipo que não tem caráter obrigatório para os melhores jogadores do ranking. No entanto, concede a mesma quantidade de pontos e prêmios que os outros eventos da categoria.
A figura indiscutível deste prestigioso torneio é o espanhol Rafael Nadal, considerado o príncipe da terra batida monegasca, com 11 vitórias em simples e uma em duplas. Seguem-se grandes nomes do tênis como Ilie Nastase, Björn Borg ou Thomas Muster, com 3 vitórias, e Novak Djokovic, com 2 vitórias.
Em outubro de 2021, David Massey foi anunciado como o novo diretor do torneio do Masters de Montecarlo. Oficialmente assumiu o cargo em 1º de julho de 2022 e tem estado à frente desde então. Este ano será seu segundo torneio de Montecarlo como diretor.
Uma pergunta frequente é: por que não há um evento feminino no Masters de Montecarlo? A resposta é simples: o Masters de Montecarlo sempre foi um torneio exclusivo da ATP. Uma das razões para isso é a capacidade do local, que seria limitada para sediar um evento conjunto WTA/ATP. No entanto, nos últimos meses, tem sido discutida a possibilidade de tornar Montecarlo um torneio conjunto, embora os planos concretos para isso ainda não estejam definidos.
Estrutura
O Rolex Monte-Carlo Masters, primeiro grande torneio da temporada europeia, reúne 45 jogadores em terra batida em um campeonato de eliminação direta que inclui seis rodadas. As partidas são disputadas em dois sets vencedores com tie-break em cada set.
No torneio de duplas, participam 24 equipes, ou seja, 48 jogadores, em um torneio de eliminação direta em cinco rodadas. Das equipes, oito das melhores classificadas são cabeças de chave e estão isentas da primeira rodada.
A distribuição dos pontos para o ranking oferecidos em Montecarlo é a seguinte:
- Campeão: 1000 pontos
- Finalista: 650 pontos
- Semifinalista: 400 pontos
- Quartas de final: 200 pontos
- Oitavas de final: 100 pontos
- Terceira rodada: 50 pontos
- Segunda rodada: 30 pontos
- Primeira rodada: 10 pontos
Participantes
A algumas semanas do início da competição em terra batida, os organizadores do ATP Masters 1000 Montecarlo 2024 já divulgaram a lista de inscritos no torneio. Vale ressaltar que contaremos com a presença dos melhores do mundo, como Novak Djokovic, Carlos Alcaraz, Jannik Sinner, Daniil Medvedev e o campeão defensor do título, o russo Andrey Rublev.
Rafael Nadal se inscreveu no torneio com um ranking protegido. No entanto, como não jogou desde o Brisbane International em janeiro após um ano de inatividade, a participação do espanhol ainda está em dúvida.
No momento, não há jogadores destacados ausentes da lista oficial de aceitação de jogadores. Os melhores jogadores que se ausentaram do torneio monegasco, aproveitando que a presença no mesmo não é obrigatória, são Ben Shelton, Frances Tiafoe, Christopher Eubanks e Aslan Karatsev.
A seguir, o impressionante elenco de jogadores inscritos no ATP Masters 1000 Montecarlo 2024:
- Novak Djokovic
- Carlos Alcaraz
- Jannik Sinner
- Daniil Medvedev
- Andrey Rublev
- Alexander Zverev
- Holger Rune
- Hubert Hurkacz
- Casper Ruud
- Rafael Nadal
- Álex de Miñaur
- Stefanos Tsitsipas
- Taylor Fritz
- Grigor Dimitrov
- Ugo Humbert
- Karen Khachanov
- Tommy Paul
- Sebastián Báez
- Alexander Bublik
- Adrian Mannarino
- Marin Cilic
- Francisco Cerúndolo
- Alejandro Davidovich
- Nicolás Jarry
- Jan-Lennard Struff
- Lorenzo Musetti
- Tallon Griekspoor
- Cameron Norrie
- Sebastian Korda
- Tomás Martín Etcheverry
- Félix Auger-Aliassime
- Jiri Lehecka
- Jordan Thompson
- Borna Coric
- Laslo Djere
- Jack Draper
- Sebastian Ofner
- Alejandro Tabilo
- Matteo Arnaldi
- Alexei Popyrin
- Roman Safiullin
- Arthur Fils
- Daniel Evans
- Emil Ruusuvuori
- Miomir Kecmanovic
Como mencionado anteriormente, há um torneio de duplas no Masters de Montecarlo 2024. O quadro de duplas masculinas será disputado juntamente com o quadro de individuais masculinos. Ivan Dodig e Austin Krajicek são os campeões defensores, tendo derrotado Sam Weissborn e Romain Arneodo na final.
Participantes em Destaque
Os jogadores a seguir neste espetacular torneio são, sem dúvida, os seguintes:
Novak Djokovic: Aos 36 anos, o sérvio conquistou 98 títulos ATP, além do bronze nos Jogos Olímpicos de 2008. É um dos favoritos para vencer todos os Grand Slams em 2024, conforme expressou. Atualmente, ocupa o primeiro lugar no ranking mundial e buscará seu terceiro título em Montecarlo. Seu domínio em quadras de terra batida o torna um candidato forte em qualquer torneio que dispute.
Rafael Nadal: O espanhol de 37 anos, vencedor de 36 títulos ATP, é considerado o "Rei do Saibro" e tentará conquistar seu 12º título no torneio em 2024. Espera-se que esta seja sua última temporada como profissional, então seu principal objetivo será competir no mais alto nível nos torneios de saibro. Nadal possui um histórico invejável em Montecarlo, no entanto, é importante considerar que ele está se recuperando de uma lesão que o manteve afastado desde janeiro deste ano, após o torneio de Brisbane.
Carlos Alcaraz: O jovem espanhol de 20 anos, vencedor de 5 títulos ATP, atual número 2 do ranking e atual campeão de Wimbledon, é considerado um dos jogadores mais em forma no momento e poderia surpreender. Em Montecarlo 2024, Alcaraz é um forte candidato ao título devido ao seu estilo de jogo agressivo e sua excelente condição física, ideais para o saibro. Com um tênis dominante nesta superfície, não participou do torneio no ano passado, então poderia ganhar até 1.000 pontos se vencer. Dependendo de seus resultados e do desempenho de Djokovic em Mônaco, poderíamos estar diante de uma ascensão ao número um por parte de Alcaraz, que sonha em retornar ao topo do ranking ATP.
Jannik Sinner: É um jovem jogador italiano de 21 anos que tem se destacado no circuito ATP. Em 2023, conquistou dois títulos ATP, incluindo o Masters 1000 de Miami, e atualmente ocupa o terceiro lugar no ranking ATP. Em Montecarlo 2023, chegou às semifinais, onde foi derrotado por Holger Rune. É um candidato a chegar às últimas rodadas do torneio deste ano.
Andrey Rublev: O tenista russo de 26 anos chega a Montecarlo em 2024 como o atual campeão e ocupando o sexto lugar no ranking ATP. Em 2023, Rublev conquistou seu primeiro título em um Masters 1000 ao vencer Holger Rune na final de Montecarlo, com parciais de 5-7, 6-2, 7-5. Desde então, ele se consolidou no top 10 do ranking ATP, confirmando sua posição como um dos melhores do mundo. Rublev tem mostrado um grande nível em quadras de saibro, com resultados consistentes nos últimos anos. Se conseguir lidar com a pressão e manter seu nível de jogo, poderia revalidar o título e se consolidar como um dos melhores do mundo no saibro.