Brasileirão 2024: Favoritos para o Título
38 16:54, 27 março 2024 17:18, 27 março 2024 Tipsta

Brasileirão 2024: Favoritos para o Título

O Brasileirão 2024 será um das edições mais disputadas dos últimos anos.

O Campeonato Brasileiro de Futebol, mais conhecido como o “Brasileirão” ou “Série A”, é a principal disputa futebolística do território nacional, reunindo clubes de norte a sul do Brasil, em busca do tão sonhado título de melhor equipe de futebol do Brasil. O torneio também figura entre as ligas de futebol mais prestigiadas e assistidas do mundo, sendo transmitida para mais de 150 países, ficando atrás somente da Premier League inglesa. 

A equipe vitoriosa da Série A, garante uma vaga para disputar o mais importante campeonato sul-americano, a Copa Libertadores das Américas, e também conquista uma vaga na Supercopa do Brasil. Para além da oportunidade de participar de campeonatos de suma relevância, o campeão do Brasileirão se torna a equipe mais admirada do país, abrindo muitas portas para o fechamento de contratos futuros e com isso, a reputação do clube cresce de forma considerável no meio futebolístico. E como estas já não fossem razões suficientes para que todas as equipes sonhassem com o título, o vencedor também leva para casa a bagatela de mais de R$40 milhões de reais. 

Neste ano de 2024, a Série A ocorrerá entre os meses de Abril e Dezembro e será disputada por vinte clubes das regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste do Brasil. O campeonato terá 38 rodadas no total, divididas em dois turnos. No primeiro turno, todos os times jogam entre si uma única vez, e no segundo turno, o torneio segue a mesma dinâmica, apenas invertendo o mando de campo das partidas. O clube que obtiver o maior número de pontos ao final das rodadas, será consagrado como o grande Campeão Brasileiro.

⚔️ Primeira rodada de confrontos 

A primeira rodada do Brasileirão ocorrerá em um domingo, no dia 14 de Abril, e promete ser de arrepiar! Todos os 20 clubes irão se enfrentar, portanto teremos 10 partidas ocorrendo de forma simultânea, com horários ainda a serem divulgados. Os destaques da primeira rodada são os confrontos entre Cruzeiro x Botafogo, Vasco x Grêmio e Corinthians x Atlético-MG. 

Rodada 1 - Série A

14/04

Internacional x Bahia

Cruzeiro x Botafogo

Vitória x Palmeiras 

Fluminense x Bragantino 

Vasco x Grêmio 

Corinthians x Atlético-MG

São Paulo x Fortaleza 

Atlético-PR x Cuiabá 

Atletico-GO x Flamengo 

Criciúma x Juventude 

🏆 Clubes favoritos ao título

O torneio ainda não começou, mas desde o final da temporada anterior, já se iniciaram os palpites e as previsões acerca de quais times chegam mais fortes ao Campeonato. A nossa análise para chegar aos favoritos foi baseada na trajetória recente de cada clube, a qualidade de cada elenco, a habilidade técnica dos treinadores e a consistência em geral de cada equipe. 

🟢 Palmeiras 

O atual campeão do Brasileirão é um favorito natural ao título em 2024, o Palmeiras já levantou a taça de Campeão Brasileiro 12 vezes ao longo da sua história, o que trás muita confiança ao clube. A equipe Alviverde também conta com um elenco de craques, como Weverton, Raphael Veiga e Gustavo Gómez. E não menos importante, o clube recentemente garantiu a continuação de Abel Ferreira como técnico da equipe, após uma série de dúvidas em relação a renovação do seu contrato, visto que o treinador português estava sendo sondado por times da liga Árabe.

Apesar do otimismo acerca da Série A, é importante mencionar que o clube não fez uma estreia tão empolgante na temporada atual, pois apesar dos bons resultados, a atuação do elenco não está sendo das melhores. De acordo com o técnico Abel Ferreira, faz parte do início de qualquer temporada, testar diferentes estratégias táticas, explorar diferentes possibilidades e também leva tempo para entrosar a equipe de forma eficiente. Independente das recentes atuações, é fato que o Palmeiras inicia o Brasileirão como favorito a levar o campeonato pela quarta vez nos últimos seis anos. 

📝 Análise das Estatísticas

Na temporada anterior, o Palmeiras esteve em momentos de ápice total e de profunda frustração, os destaques foram para a conquista de três títulos, o Campeonato Paulista, a Supercopa do Brasil e o Brasileirão. As decepções vieram com as atuações ruins na Copa do Brasil e na Libertadores das Américas. 

  • Em 2023, o Palmeiras marcou 64 gols, uma média de 1,68 por jogo, e sofreu 33 gols, 0,87 por jogo. 
  • No Campeonato Paulista 2024, marcou 25 gols e sofreu 10 gols, até o momento. 

⚽Possível escalação 

Weverton; Mayke, Murilo, Luan e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos (Rocha), Zé Rafael e Raphael Veiga; Endrick e Flaco López.

🔴 Flamengo

A equipe rubro-negra tem hoje o melhor elenco da temporada, de acordo com a grande maioria dos especialistas e analistas de futebol, e isto se dá principalmente aos últimos reforços contratados pelo clube após o treinador Tite assumir a equipe. Reforços como o meia uruguaio Nicolás de La Cruz, que foi considerado uma das mais promissoras contratações dentre os times brasileiros nesta temporada, pois trata-se de um meio-campista habilidoso, que pode assumir diferentes posições na equipe e intensificar a letalidade das jogadas, trazendo qualidade e diversidade para o elenco. E isto, sem dúvidas, auxilia o técnico Tite a montar estratégias táticas com mais liberdade e eficiência em campo. 

No que diz respeito a atual atuação do time carioca, os ânimos estão sob controle. Desde que o treinador Tite assumiu a equipe, o elenco vem passando por um processo de evolução contínua, com destaque para a solidez da defesa, que levou somente 1 gol até o momento. Enquanto a maioria dos grandes times brasileiros estreiam sem grandes atuações neste início de temporada, o Flamengo se coloca como um time que já iniciou os trabalhos em campo de forma equilibrada, com um elenco muito forte, seguro e com potencial de sobra para se tornar campeão da Série A em 2024. 

📝 Análise das Estatísticas

A trajetória do Flamengo entre a temporada anterior e a atual, demonstra que é possível se reinventar em meio ao caos, quando se tem à frente do clube um treinador experiente, tal como o Tite. Desde a sua contratação, o Flamengo ressurgiu de uma profunda crise e hoje figura como um dos favoritos ao título do Brasileirão 2024.

  • Em 2023, o Flamengo marcou 56 gols, uma média de 1,47 por jogo, e sofreu 42 gols, 1,11 por jogo. 
  • No Campeonato Carioca 2024, marcou 25 gols e sofreu apenas 1 gol, até o momento. 

⚽Possível escalação

Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Pedro.

🔵 Grêmio

O time gaúcho vem de uma excelente fase na temporada de 2023, pois foi o ano em que a equipe retornou ao seleto grupo da elite do futebol brasileiro. A contratação do uruguaio Luis Suárez foi o grande trunfo do clube, a atuação do jogador foi chave para o Tricolor conquistar o título da Recopa Gaúcha, chegar à semifinal da Copa do Brasil, se tornar vice campeão do Brasileirão e com isto, finalmente voltar a fazer parte da fase de grupos da Copa Libertadores das Américas. Porém, já no final do ano passado, a grande estrela da equipe se despediu dos gramados tricolores, mas deixou os títulos conquistados e muito otimismo para o futuro do clube. 

Na temporada atual, o Grêmio iniciou o ano com resultados modestos, mas não poderia ser diferente, visto que a equipe precisou jogar a cada três ou quatro dias, portanto quase não houve tempo hábil para que o elenco se preparasse para as partidas de 2024. Desta forma, podemos olhar para o time como uma equipe em construção, a entrada de reforços como o atacante argentino Pavón e o volante Du Queiroz, trouxeram otimismo e qualidade para o elenco. Tais contratações fazem parte do esforço do treinador tricolor em mudar o desenho técnico da equipe, com o intuito de fazer jus ao favoritismo do clube. 

Não podemos ficar só num esquema. Sempre tenho a opção A, B e C. É para isso que existem os trabalhos e teremos semana cheia. Se não der certo no jogo, posso mudar e o jogador estará adaptado. Não posso ficar só no plano A. Com a chegada dos jogadores, tenho mais opções e, obviamente, vou treinar outros esquemas, para os jogadores estarem adaptados às mudanças no início ou durante a partida”, explicou o treinador Renato Portaluppi, em coletiva de imprensa. 

📝 Análise das Estatísticas

O time do Grêmio vem em uma crescente no Campeonato Gaúcho, após passar por um curto período de atuações ruins no início da temporada. A busca por um desenho de jogo vencedor é o grande desafio do clube, mas o elenco conta com jogadores de qualidade e um investimento técnico maciço, que podem fazer toda a diferença nos rumos futuros do tricolor gaúcho. 

  • Em 2023, o Grêmio marcou 63 gols, uma média de 1,66 por jogo, e sofreu 56 gols, 1,47 por jogo.
  • No Campeonato Gaúcho 2023, marcou 27 gols e sofreu 13 gols, até o momento. 

⚽Possível escalação

Caíque (Marchesín); João Pedro, Geromel, Kannemann e Mayk; Du Queiroz (Dodi) e Pepê; Pavón, Cristaldo e Gustavo Nunes; Diego Costa.

🟥 Internacional

O Colorado encerrou a temporada 2023 sem títulos, entre momentos de altos e baixos, com destaque para a atuação na Copa Libertadores, e as amargas eliminações no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. O fantasma do rebaixamento pairou sobre o clube durante o Brasileirão, mas foi dissipado ao final do torneio após a modesta vitória por 1x0 sobre o Bragantino. A partir de então, o time iniciou um processo de avaliação de todos os erros cometidos ao longo do ano, para entender o que deu errado, e o que os levou a terminar a temporada sem nenhuma conquista, decepcionando a sua torcida. 



Na temporada atual, o Inter mostrou um bom futebol nas primeiras partidas na pré-temporada, o que demonstra que a equipe técnica do time realmente está se empenhando em corrigir os erros anteriores, o que trouxe um otimismo para a sua torcida acreditar que este ano a trajetória do clube nas competições será diferente. A vitória contra o seu arquirrival Grêmio, no Campeonato Gaúcho, no final de fevereiro, coroou a boa fase da equipe, que alcançou a liderança do Gauchão e no próximo dia 25, disputa o jogo de volta da semifinal do Campeonato. A boa fase atual do Colorado o coloca, portanto, como um dos favoritos a levar a taça de Campeão Brasileiro este ano. 

📝 Análise das Estatísticas

O clube Colorado mostrou muita vontade em apagar as memórias decepcionantes do ano de 2023, ao mostrar muita garra e um bom futebol no início desta temporada. O time também conta com um elenco forte e habilidoso, que vem galgando vitórias importantes no Campeonato Estadual Gaúcho, o que impulsiona a equipe a começar o Brasileirão em melhores condições que times que ainda estão tentando encontrar um ritmo de jogo vitorioso. 

  • Em 2023, o Internacional marcou 46 gols, uma média de 1,21 por jogo, e sofreu 45 gols, 1,18 por jogo.
  • No Campeonato Gaúcho 2023, marcou 24 gols e sofreu 7 gols, até o momento. 

⚽Possível escalação

Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Jean Carlos; Edson Carioca (Rildo), Lucas Barbosa e Gilberto.

🏁Conclusāo 

Os clubes do Palmeiras, Flamengo e os arquirrivais gaúchos, Grêmio e Internacional, são hoje as equipes com os melhores elencos, quadro técnico e condições gerais para levar o título do Campeonato Brasileiro Série A 2024. O atual campeão brasileiro não poderia estar de fora da nossa lista, ainda mais por ter garantido a permanência de um técnico de currículo vencedor para liderar a equipe em busca do bi-campeonato. Outro clube indispensável na nossa lista é o Flamengo, por ter o melhor plantel para disputar o torneio. O Grêmio e o Inter também chegam com chances consideráveis de levar a taça do Brasileirão para casa, pois vem de temporadas não tão boas, mas com muita sede de novos títulos. 

Porém, não será somente a qualidade técnica e a habilidade dos jogadores que irão garantir a vitória de um dos favoritos, pois neste ano também teremos outros campeonatos importantes, como a Copa Libertadores das Américas e isto pode fazer com que alguns dos clubes priorize este torneio ao invés do Brasileirão. Assim, o futuro Campeão Brasileiro terá que se dividir entre importantes campeonatos e para isso, precisará de um plantel de altíssimo nível para poder flutuar positivamente entre as competições, e além disso, precisará de um treinador que tenha experiência estratégica para conduzi-los à vitória. O Flamengo de Tite parece estar mais alinhado a este perfil, portanto, se tornando o nosso principal favorito para vencer um Campeonato que promete ser um dos mais disputados dos últimos anos!