Vasco: Previsões para Temporada 2024
43 14:25, 25 março 2024 14:25, 25 março 2024 Tipsta

Vasco: Previsões para Temporada 2024

Clube vascaíno foi do céu ao inferno em poucos meses

O time do Vasco teve uma campanha abaixo da média na temporada anterior, o seu desempenho no Campeonato Carioca 2023 foi destaque com um dos melhores ataques da edição, mas a equipe ainda sim foi eliminada nas semifinais contra o Flamengo. Já na Copa do Brasil, o time foi eliminado nos pênaltis pelo ABC, o que ocasionou uma frustração enorme no clube, afetando negativamente a moral do elenco, o apoio da torcida e as metas da diretoria. 

Apesar da má fase após a eliminação precoce na Copa do Brasil, o Vasco conseguiu manter um rendimento um pouco melhor no Brasileirão, com boas performances nos primeiros jogos contra o Atlético-MG e o Palmeiras. Porém, a crise perdurou e a diretoria do clube decidiu demitir o então treinador Maurício Barbieri, assim como vários outros membros da comissão e direção técnica. A mudança de cenário ocorreu com a contratação do treinador argentino Ramón Díaz, que trouxe novos ares para o time, deixando a crise anterior de lado e trazendo muita motivação e bons resultados no Brasileirão do ano passado, com o time escapando da zona de rebaixamento. 

No início da temporada 2024, o time contou com um investimento milionário devido ao otimismo gerado pelos resultados alcançados pelo novo técnico no final da temporada anterior, mas já no primeiro campeonato do ano, a boa fase parece ter chegado ao fim. No último domingo, o Vasco enfrentou o modesto time do Nova Iguaçu na semifinal do Campeonato Carioca e foi eliminado por 1 x 0. A eliminação para um time relativamente pequeno e com um orçamento insignificante comparado com o do clube vascaíno, causou a ira da sua torcida e iniciou uma crise interna que perdura até o momento.

Próximos confrontos 

O mês de Abril aguarda as quatro primeiras rodadas do Brasileirão 2024, onde o Vasco enfrentará equipes difíceis e de renome, com um aporte bem diferente do Nova Iguaçú que terminou por eliminá-los do Campeonato Carioca. Os próximos jogos aumentam ainda mais a pressão para que o elenco vascaíno desencante, demonstre a habilidade dos seus jogadores e a experiência do seu treinador argentino. 

Rodada 1

14/04 Vasco x Grêmio

Rodada 2 

17/04 Bragantino x Vasco

Rodada 3

21/04 Fluminense x Vasco

Rodada 4

28/04 Vasco x Criciúma 

Previsão para o próximo confronto

A primeira rodada do Campeonato Brasileiro não será tarefa fácil para o Vasco, visto que o clube enfrentará o Grêmio, atual vice-campeão do Brasileirão 2023. Após a última eliminação do time carioca diante de um clube pequeno no seu campeonato estadual, enfrentar um time grande e de renome como o Grêmio, será um grande desafio e exigirá muito comprometimento em campo. A torcida vascaína espera que a equipe possa se redimir em relação ao fracasso do último jogo, e garanta a vitória em um confronto de “gente grande”. 

Por outro lado, o Grêmio estreou na temporada com bons resultados, dos 14 jogos já realizados esse ano, a equipe gaúcha obteve 9 vitórias, 2 empates e somente 3 derrotas. No Campeonato Gaúcho, o time segue como o favorito a conquistar uma vaga para a final do campeonato, no jogo de volta contra o Caxias no dia 26/03. Portanto, devido a boa fase atual do Grêmio, tudo indica que a equipe tem mais chances de sair vitoriosa, mas um time do Vasco com nada a perder e em busca de redenção, pode equilibrar a partida. 

📝 Análise das Estatísticas

⚫ Vasco

Entre altos e baixos, o time do Vasco tentou se reerguer após o fracasso da temporada anterior ao investir na contratação de um novo técnico que mudou completamente a equipe, porém a boa fase não durou por muito tempo e no momento, o time vascaíno se encontra em uma crise para se reinventar novamente após a eliminação para o Nova Iguaçu na semifinal do Campeonato Carioca. 

  • Em 2023, o Vasco marcou 41 gols, uma média de 1,08 por jogo, e sofreu 51 gols, 1,34 por jogo. 
  • No Campeonato Carioca 2024, marcou 21 gols e sofreu 12 gols, até o momento. 

🔵 Grêmio

O time do Grêmio está fazendo o seu dever de casa, estando em vias de conquistar uma vaga para a final do Gauchão após vencer o jogo de ida contra o Caxias, no último sábado. No anterior, a equipe bateu na trave e foi vice-campeão do Brasileirão, mas este ano o clube gaúcho está empenhado em não deixar o título escapar novamente. 

  • Em 2023, o Grêmio marcou 63 gols, uma média de 1,66 por jogo, e sofreu 56 gols, 1,47 por jogo.
  • No Campeonato Gaúcho 2023, marcou 27 gols e sofreu 13 gols, até o momento. 

Previsões para a temporada 2024 

O início de temporada para o Vasco foi promissor, desde 2019 a equipe não estreava uma temporada em tão boa fase. As análises das decisões técnicas tomadas pelo treinador Ramón Díaz, foram bem recebidas pela direção do clube, pela torcida e pelos analistas de futebol. Todos concordavam que se tratava de um time em evolução, visto que o novo sistema adotado beneficiou o jogo ofensivo do Vasco e trouxe mais liberdade para a grande estrela do time, o francês Payet. 



Entretanto, más decisões técnicas nos últimos jogos resultaram na eliminação precoce da equipe na semifinal do Campeonato Carioca, sendo esta a gota d’água para instaurar um descontentamento e um mau estar geral no clube. Uma reinvenção interna é mais do que necessária para que o Vasco vire a página e possa iniciar o Campeonato Brasileiro sem a sombra dos erros táticos cometidos no Campeonato Carioca, para assim, começar do zero em busca de melhores resultados. 

Peço desculpas por essa doída eliminação, todos internamente estão sentindo muito a dor da derrota. Sei que são anos de angústias, sofrimento e etc que geram impaciência e ansiedade, mas o caminho é irreversível e está sendo pavimentado (ainda precisa de um tempo) para um futuro vitorioso que com certeza chegará”, declarou Alexandre Mattos, Diretor Executivo do Vasco, em sua conta do Instagram. 

O Vasco terá um período aproximado de um mês até o seu próximo confronto, que será a primeira rodada do Brasileirão contra o Grêmio. Este hiato pode ser determinante para que se inicie um novo ciclo para a equipe, onde o elenco possa avaliar os jogos anteriores e entender quais foram os erros cometidos. Tal aprendizado proporcionado por derrotas e atuações abaixo da média, pode ser o combustível que está faltando para trazer garra e vontade para o elenco, que ainda busca a sonhada vaga para disputar a Copa Libertadores em um futuro próximo. 

Um time em busca de redenção é o clima que vive o Vasco hoje, pois o clube tem tudo para alavancar na temporada, como grandes nomes no elenco, uma equipe técnica com qualidade e ainda bem quista pela sua torcida, assim como, uma diretoria determinada em virar a página. Estes elementos por si só já dão vantagem para o clube vascaíno, portanto os resultados futuros na temporada irão depender muito do comprometimento e do amor à camisa do clube. 

Previsões sobre a temporada 2024 do Vasco no Tipsta

Ficou curioso sobre qual será o destino do Vasco nesta temporada? Fique por dentro de todas as atualizações, resultados e estatísticas do clube no Tipsta! Além das informações mais relevantes e confiáveis, você também tem acesso a diversas análises de especialistas acerca dos rumos da equipe vascaína, tal como dicas para você apostar em todos os jogos do Brasileirão 2024. Não fique fora dessa, todo o conteúdo do Tispta é gratuito!