O torneio de Wimbledon 2024, o torneio que todo tenista sonha em vencer, promete ser um evento espetacular no calendário esportivo. Com uma rica história e reputação de excelência, Wimbledon atrai os melhores talentos do tênis de todo o mundo. Este ano, o torneio acontecerá de 1º a 14 de julho e as listas de inscritos já foram divulgadas.
Este Grand Slam é, sem dúvida, o mais prestigiado e importante do circuito de ténis e tem um impacto que vai muito além dos olhos dos amantes deste desporto. O sorteio principal começará na segunda-feira, 1º de julho, e continuará pelas duas semanas seguintes. Como é tradição, as finais serão realizadas nos dois últimos dias do torneio, sendo a prova feminina no sábado, 13 de julho, e a masculina no domingo, 14 de julho.
Este ano, Wimbledon completou 100 dias até o início do torneio, com número recorde de inscrições para o sorteio público e apresentação do pôster oficial. A procura internacional de bilhetes tem sido particularmente forte, com pedidos significativos por parte dos EUA, Espanha e França. Além disso, uma nova experiência culinária foi anunciada com ‘Le Gavroche at The Lawn’, um menu de degustação elaborado pelo chef com estrela Michelin Michel Roux.
Além disso, várias das figuras mais importantes de ambos os sexos chegam no seu melhor momento desportivo, pelo que promete ser um espectáculo tanto para a organização do evento como a nível desportivo.
Em outros lugares, os atuais campeões Carlos Alcaraz e Marketa Vondrousova lutarão para manter seus títulos históricos de 2023. Junto com o resto do campo de jogadores, eles descobrirão seus primeiros adversários no sorteio na sexta-feira, 28 de junho. A competição de qualificação acontecerá entre segunda-feira, 24 de junho, e quinta-feira, 27 de junho, no Community Sport Centre em Roehampton.
Além disso, agora haverá jornada durante as duas semanas inteiras de competição, já que desde 2022 ficou para trás o “Domingo do Meio”, um dia de descanso no meio do torneio. Agora você pode aproveitar Wimbledon sem fazer pausas durante a primeira quinzena de junho.
Por outro lado, a premiação aumentou até 11,9% em relação ao ano anterior (50 milhões de libras). Os campeões terão um total de 2,7 milhões de libras, 400 mil a mais que no ano passado, enquanto, apenas por disputar o primeiro turno, os atletas embolsarão até 60 mil libras. Esses motivos incentivarão ainda mais o bom desempenho dos tenistas.
O pôster oficial deste ano foi criado pela ilustradora britânica Bella Grace, cujo design complexo combina motivos de tênis e as flores icônicas de Wimbledon. A arte reflete o tema “ténis num jardim inglês”, com troféus icónicos rodeados por elementos florais e de ténis entrelaçados.
As Surpresas de 2023
A história de Wimbledon foi marcada por grandes tenistas que conquistaram sua consagração nas lendárias quadras de grama, mas também por atletas que conquistaram o troféu inesperadamente. Foi o caso da edição anterior, quando o muito jovem Carlos Alcaraz encerrou o reinado do sérvio Novak Djokovic, que somava 4 campeonatos consecutivos e não perdia desde 2017. Foi uma final muito disputada que ficará guardada na memória dos os espectadores, onde o espanhol venceu por 3 sets a 2.
No individual feminino, Marketa Vondrousova também surpreendeu ao realizar um torneio impecável. Na final venceu com relativa tranquilidade, derrotando Ons Jabeur por 2 sets a zero (6-4, 6-4).
Principais Favoritos em Ambos os Sexos
Pela qualidade e forma, o grande favorito na prova masculina é justamente o campeão da última edição: Carlos Alcaraz. O espanhol acaba de vencer pela primeira vez em solo francês, ao vencer Zverev na final do também prestigiado Roland Garros. Desta forma, o ténis espanhol encontrou no Murciano o substituto perfeito para o lendário Rafael Nadal.
Por outro lado, o outro finalista de 2023, Novak Djokovic, não pode ficar de fora. Embora o sérvio chegue com desconforto físico, ele é o melhor tenista de sua geração na grama, com o respeito de Roger Federer, o grande dominador histórico da grama. Além disso, ele criou uma relação amorosa com Wimbledon difícil de comparar com qualquer outro tenista. Resta saber se isso pode ser alcançado após uma artroscopia.
Outros atletas a ter em conta é o número 1 do ranking ATP, Jannik Sinner, que é muito bom na relva. Além disso, o atual vice-campeão de Roland Garros e 4º do ranking, Alexander Zverev, que não é especialista em grama, mas está imerso em uma temporada bastante consistente. Por outro lado, o polonês Hubert Hurkackz ficou entre os 10 primeiros e é outro grande especialista em grama que se destaca pelo ótimo saque. A outra capa pode ser Grigor Dimitrov, que este ano chegou pela primeira vez às quartas de final de Roland Garros e à final do Masters 1000 de Miami, naquela que será a melhor temporada de sua vida e chega com muita inspiração.
Além disso, os jogadores locais tendem a mostrar o seu melhor nível em Wimbledon. É por isso que também atrairão a atenção da mídia os britânicos Cameron Norrie, Katie Boulter, Jack Draper, Harriet Dart e Daniel Evans, que se juntarão ao campeão de 2013 e 2016, Andy Murray, nos sorteios principais.
Do lado feminino, Ons Jabeur vem com vontade de vingança após perder a final de 2023. Enquanto isso, Iga Swiatek tentará demonstrar porque domina amplamente o ranking mundial, embora não seja uma grande especialista em grama, mas é sem dúvida a melhor. jogador do mundo. Desta lista não podemos sair as atuais campeãs Marketa Vondrousova (6ª no ranking mundial), Coco Gauff (2ª), Aryna Sabalenka ou Elena Rybakina.
Outro nome a ter em conta é Emma Raducanu, que venceu o torneio há dois anos. Desde então o seu nível caiu consideravelmente, mas nos últimos tempos tem tentado melhorar e os seus resultados têm vindo a aumentar. Ela é uma atleta com um jogo muito bom na grama e veremos se ela consegue repetir os sucessos do passado.
Ausência Principal
O lendário espanhol Rafael Nadal, um dos melhores da história, fez todo o possível para chegar em boas condições físicas e dizer adeus a este Grand Slam, tal como fez com outros torneios. Porém, ele não conseguiu superar os problemas de lesão e anunciou que não participaria. Embora o espanhol tenha se destacado muito mais no saibro em Roland Garros, sendo o maior vencedor histórico, manteve uma ligação muito especial com o torneio mais antigo do circuito mundial, vencendo-o duas vezes (2008 contra Federer e 2010 contra Tomas Berdych).
Outras Modalidades
Aos grandes destaques das modalidades individuais em ambos os sexos, devemos acrescentar as já clássicas modalidades de duplas masculinas, duplas femininas e duplas mistas. Embora as duplas ainda não estejam totalmente configuradas, Andy Murray afirmou que poderá participar das duplas masculinas. O britânico está imerso em uma das campanhas mais complicadas de sua carreira, por isso anunciou que não poderá continuar jogando além do verão. Isso faz com que a modalidade tenha um impacto maior, já que provavelmente será a última vez que veremos um dos maiores artistas da última década do tênis em um grande torneio do circuito.
Tênis Adaptado e Júnior
Na vocação do esporte moderno, em sua luta pela inclusão, tendo maior alcance e oferecendo oportunidades para todos, uma das mais agradáveis e ótimas notícias é que o número de vagas para as categorias de tênis adaptado foi duplicado, alinhando-se às políticas de outros países. Grand Slams. Além disso, como já é de praxe, as jovens promessas também terão seu espaço para começar a competir nas icônicas quadras do All England Lawn Tennis and Croquet Club
Esta é a lista completa de todas as modalidades de Wimbledon 2024:
- Tênis individual feminino
- Tênis individual masculino
- duplas de tênis feminino
- tênis de duplas masculino
- Duplo misto
- Tênis adaptado (cadeiras de rodas): individual feminino
- Tênis adaptado: individual masculino
- Tênis adaptado: duplas femininas
- Tênis adaptado: duplas masculinas
- Tênis adaptado (time individual)
- Tênis adaptado (equipe dupla)
- Solteiro feminino júnior
- Solteiro masculino júnior
- Dupla feminina júnior
- Dupla júnior masculina
Todos os Tenistas Participantes
Abaixo, oferecemos uma lista onde você poderá ver os principais atletas, de ambos os sexos, que irão disputar a edição de Wimbledon de 2024. Eles são ordenados de acordo com sua posição no ranking mundial.
Tenistas Masculinos
- Jannik Sinner
- Carlos Alcaraz
- Novak Djokovic
- Alexander Zverev
- Daniil Medvedev
- Andrey Rublev
- Alex De Minaur
- Casper Ruud
- Hubert Hurkacz
- Grigot Dimitrov
- Stefanos Tsitsipas
- Taylor Fritz
- Tommy Paul
- Ben Shelton
- Holger Rune
- Ugo Humbert
- Alxander Bublik
- Felix Auger-Aliassime
- Sebastian Baez
- Nicolas Jarry
- Adrian Mannarino
- Karen Khachanov
- Sebastian Korda
- Alejandro Tabilo
- Jiri Lehecka
- Francisco Cerulondo
- Tallon Griekspoor
- Frances Tiafoe
- Mariano Navone
- Lorenzo Musetti
- Jack Draper
- Tomas Martin Etcheverry
- Alejandro Davidovich Fokina
- Luciano Darderi
- Matteo Arnaldi
- Tomas Machac
- Arthur Fils
- Gael Monfils
- Cameron Norrie
- Roman Safiullin
- Jan-Lennard Struff
- Zhang Zhizhen
- Jordan Thompson
- Christopher Eubanks
- Fabian Marozsan
- Pedro Martínez
- Laslo Djere
- Alexei Popyrin
- Flavio Cobolli
- Pavel Kotov
Tenistas Femininas
- Iga Swiatek
- Coco Gauff
- Aryna Sabalenka
- Elena Rybakina
- Jessica Pegula
- Marketa Vondrousova
- Jasmine Paolini
- Zheng Qinwen
- Maria Sakkari
- Ons Jabeur
- Danielle Collins
- Madison Keys
- Jelena Ostapenko
- Daria Kasatkina
- Liudmila Samsonova
- Marta Kostyuk
- Emma Navarro
- Beatriz Haddad Maia
- Victoria Alexandrova
- Elina Svitolina
- Caroline Garcia
- Mirra Andreeva
- Anna Kalinskaya
- Barbora Krejcikova
- Dayana Yastremska
- Linda Noskova
- Sorana Cirstea
- Katerina Siniakova
- Katie Boulter
- Elise Mertens
- Leylah Fernandez
- Karolina Muchakova
- Veronika Kudarmetova
- Anastasia Potapova
- Marie Bouzkova
- Yuan Yue
- Donna Vekic
- Wang Xinyu
- Yulia Putintseva
- Karolina Pliskova
- Clara Burel
- Elisabetta Cocciaretto
- Magda Linette
- Sofia Kenin
- Anhelina Kalinina
- Sloane Stephens
- Diana Shnaider
- Ana Bogdan
- Wang Xiyu
- Magdalena Frech