Previsão para o jogo Atlético de Madrid vs Borussia Dortmund 10/04/24
68 22:47, 4 abril 2024 23:33, 4 abril 2024 Tipsta

Previsão para o jogo Atlético de Madrid vs Borussia Dortmund 10/04/24

Um duelo muito equilibrado na Champions League.

Na próxima quarta-feira, 10 de abril, o Atlético de Madrid receberá o Borussia Dortmund no Estádio Cívitas Metropolitano, em um confronto que promete ser espetacular e corresponde às quartas de final da UEFA Champions League.

Os anfitriões vêm de uma surpresa contra a Inter de Milão, finalista da edição anterior e líder atual, por uma grande margem, da liga italiana. No jogo de ida da eliminatória, os italianos marcaram primeiro com 1-0 após o gol de Arnautovic aos 79 minutos, um resultado que não refletiu a superioridade dos milaneses e deixou o Atleti vivo na competição.

Na partida de volta, os madrilenos aproveitaram o fator casa e mais uma vez mostraram toda a filosofia competitiva de Simeone. Começaram perdendo com o gol de Di Marco aos 33 minutos, e parecia que a distância era intransponível, mas contra todas as expectativas levaram o jogo para a prorrogação após a rápida resposta de Griezmann (minuto 35) e Memphis nos acréscimos do jogo (minuto 87). O jogo foi marcado por uma Inter que sentiu falta de precisão e desperdiçou oportunidades claras. Foi assim que os colchoneros avançaram nos pênaltis, onde o imenso Oblak defendeu dois chutes.

Por sua vez, os alemães chegam após eliminar uma das equipes revelação da temporada: o PSV Eindhoven. No jogo de ida, empataram em 1 a 1, com gols de Donyell Malen pelo Borussia e Luuk de Jong, de pênalti, pelos neerlandeses.

Para o jogo de volta, já em solo alemão, o BVB fez valer seu mando de campo e venceu por 2 a 0. Embora o placar possa sugerir que foi um jogo tranquilo, a realidade mostra o contrário. Jadon Sancho abriu o placar aos 3 minutos. Depois disso, as ações estiveram muito equilibradas, com grandes chances de empate para o PSV. O Dortmund permaneceu sólido na defesa, repelindo todos os ataques adversários, e aos 90+5 minutos, Marcos Reus pegou um contra-ataque e selou a eliminatória.

⚔️ Confrontos Pessoais

Essas equipes se enfrentaram historicamente apenas 6 vezes, sendo os alemães minimamente superiores. Este é o balanço total:

  • 5 gols e 2 vitórias para o Atlético de Madrid (ambas na Champions)
  • 1 empate (na extinta Recopa da Europa)
  • 8 gols e 3 vitórias para o Borussia Dortmund (2 na Champions e 1 na Recopa da Europa)

As últimas vezes que se enfrentaram foi na temporada 2018/2019, em jogos da Fase de Grupos da Champions League. Em Madrid, o Atlético venceu por 2-0, enquanto em Dortmund o Borussia venceu por 4-0. Antes disso, eles se enfrentaram na Fase de Grupos em 96/97 (ano em que o BVB venceu sua única Champions). Naquela ocasião, e ao contrário de 2018, apenas os visitantes venceram: o Atlético por 1-2 na Alemanha e o Borussia por 0-1 na Espanha.

Como curiosidade, a única vez que se enfrentaram em um confronto eliminatório foi nos quartos de final da temporada 1965/1966, onde o Borussia venceu por 1-0 em casa e depois empatou em 1 como visitante. Dessa forma, avançaram para as semifinais da Recopa da Europa há 59 anos.

🦶 Possíveis Escalações

Atlético de Madrid: J. Oblak, S. Savic, Reinildo, Giménez, N. Molina, M. Llorente, Koke, R. De Paul, S. Lino, M. Depay e A. Griezmann

Borussia Dortmund: Kobel, Sule, M. Hummels, N. Schlotterbeck, I. Maatsen, E. Can, J. Brandt, Sabitzer, J. Sancho, Adeyemi e Fullkrug.

📋 Análise das Estatísticas (apenas UEFA CHAMPIONS LEAGUE)

Atlético de Madrid

Análise da Trajetória: Avançaram na Fase de Grupos de forma invicta, em um grupo composto também por Lazio, Feyenoord e Celtic de Glasgow. Sua pontuação foi de 14 pontos, com 4 vitórias e 2 empates. Nas oitavas de final, como descrito anteriormente, avançaram ao vencer em casa e perder fora, essa sendo até agora sua única derrota no torneio.

Excelente ofensiva: Têm um excelente saldo de 19 gols, sendo a segunda equipe com mais gols nesta edição da Champions. Antoine Griezmann é, neste momento, o artilheiro líder da competição, empatado com seis gols com outros grandes nomes como Harry Kane, Mbappé e Haaland. Ao contrário da ideia tradicional da filosofia de Simeone, mantêm a posse de bola acima de 50%. Além disso, geram 2.8 chances claras por jogo.

Defesa correta: Permitiram 8 gols em igual número de jogos, números preocupantes para uma equipe que costumava ser conhecida por sua solidez defensiva, especialmente na era Simeone. Mantiveram o gol zerado apenas em 2 ocasiões, vencem pouco mais de 37% dos duelos disputados e recuperam 56.3 bolas por jogo.

Borussia Dortmund

Análise da trajetória: Junto com Newcastle, AC Milan e PSG, integraram o chamado "grupo da morte". Apesar de estar em um grupo com grandes equipes, venceram o grupo com 11 pontos, obtidos através de 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Foram o único clube do grupo que não se intimidou em não se classificar para a próxima fase. Nas oitavas, avançaram contra o PSV com um empate e uma vitória.

Ofensiva média: Marcaram 10 gols em 8 jogos, com uma média de 1.3 por partida. Seus principais artilheiros no torneio são Reus e Adeyemi, ambos com apenas 2 gols, o que explica em grande parte por que o total de gols não é mais alto. Geram apenas 1.5 chances claras por jogo e falham em 0.9 delas. Além disso, completaram 11 contra-ataques bem-sucedidos, o que mostra que é uma equipe reativa que defende e constrói a partir de blocos baixos para dar saída pelas laterais. Mantêm menos de 45% da posse de bola.

Excelente defesa: São a defesa mais sólida do torneio junto com a do Arsenal. Sofrem 0.6 gols por jogo, totalizando 5. Hummels emergiu como líder da defesa nesta espécie de segunda juventude que está tendo. Também foi notável o desempenho dos jovens Nico Schlotterbeck e Maatsen. Conseguiram 4 jogos sem sofrer gols, recuperam quase 60 bolas por jogo e vencem 51.4% dos duelos disputados.

🔥 O Atlético de Madrid venceu todos os jogos disputados em seu estádio nesta Champions League.

🔥 Estão se enfrentando o segundo time com mais gols contra a melhor defesa.

🔥 Entre os dois, somam 32 cartões amarelos: 19 para o Atlético e 13 para o BVB.

🔥 Dos 8 times que avançaram para as quartas de final, o BVB é o que tem menos posse de bola. O Atlético é o 7º.

Possíveis apostas de acordo com as estatísticas

Vitória do Atlético de Madrid: Têm uma melhor média de gols marcados por jogo, uma defesa sólida e uma posse de bola maior em comparação com o Borussia Dortmund, então uma aposta interessante será apostar na vitória do Atlético.

Número de escanteios Mais de 10: Ambas as equipes geram uma quantidade considerável de escanteios por jogo, sugerindo que o jogo pode ser aberto e propenso a ataques.

Número de cartões amarelos Mais de 3.5: Ambas as equipes mostram uma média relativamente alta de cartões amarelos por jogo. Você pode apostar que haverá mais de 3.5 cartões amarelos totais no jogo, considerando seu estilo de jogo intenso e físico.

Outros jogos: